Feira da Dieta Mediterrânica recebe enchente no primeiro dia

Feira da Dieta Mediterrânica recebe enchente no primeiro dia

1271
PARTILHE

A quinta edição da Feira da Dieta Mediterrânica abriu portas com uma verdadeira enchente de visitantes que quiseram ver e experimentar a diversificada oferta de produtos tradicionais e regionais que os 141 stands do certame têm para promover.

Na cerimónia de abertura oficial da Feira da Dieta Mediterrânica, a 7 de Setembro, marcaram presença todas as entidades parceiras do projecto que Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, encara como “uma oferta diferenciada”, numa região muito ligada ao turismo, que tem a função de “mostrar lá fora que temos produtos e qualidade, melhorando também com isso a nossa economia”.

Para Alexandra Gonçalves, directora regional de Cultura do Algarve, “o nosso trabalho é dar a conhecer o que é a Dieta Mediterrânica, promovendo a tradição, os usos, os costumes e as formas de produção associadas a um conhecimento ancestral que tem vindo a ser construído ao longo da bacia do mediterrâneo, por um conjunto de povos que têm muita coisa em comum”.

UAlg é parceira do projecto desde o início
Feira da Dieta Mediterranica
Entidades parceiras do projecto marcaram presença na cerimónia de abertura oficial

Ana de Freitas, vice-reitora da Universidade do Algarve, considera importante “a utilização da nossa cultura enquanto motor de inovação, criatividade e empreendedorismo” e por isso a UAlg é parceira deste projecto desde o início.

Para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, “a Dieta Metirrânica é global e tem uma variedade imensa”. Nesse sentido, Francisco Serra, presidente da CCDR Algarve, acredita que se “explorarmos este conjunto de regiões e de países que comungam de ideias semelhantes, estilos de vida semelhantes e culturas diferenciadas, que não são totalmente diferentes, estamos a contribuir para a paz, para uma alimentação mais saudável e para combater algumas doenças causadas por determinados estilos de vida”.

Nesta quinta edição do evento, a organização quer consolidar o grande crescimento que se verificou no ano anterior e o objetivo mantém-se: “fazer com que as pessoas se apercebam da manifestação cultural que aqui existe para que a Dieta Mediterrânica seja cada vez mais um activo na região”, refere Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira.

O primeiro dia do evento revelou-se um verdadeiro sucesso com os Sangre Ibérico e os Deolinda a juntarem centenas de pessoas no Castelo e na Praça da República ao ritmo do flamenco, fado e da música tradicional portuguesa.

Visita às Colecções de Fruteiras marcou o início do segundo dia do evento

O dia de hoje começou com uma visita às Colecções de Fruteiras, consideradas únicas no país, no Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT), sob a orientação de António Marreiros e João Costa, técnicos da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, também representada pelo director, Fernando Severino.

Mas o dia de hoje reserva ainda muitas actividades para os visistantes desfrutarem, como tertúlias, showcookings, filmes, dança e música para todos os gostos. ‘Fado (en)CANTE’ Monda e António Chainho, no Castelo, e Miguel Poveda, na Praça da República, são os protagonistas da noite de hoje dedicada ao fado, cante alentejano e flamenco.

Programação de hoje, 8 de Setembro
CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA VER O VÍDEO - Jorge Botelho convida todos a visitarem a quinta edição da feira da Dieta Mediterrânica em Tavira
CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA VER O VÍDEO – Jorge Botelho convida todos a visitarem a quinta edição da feira da Dieta Mediterrânica em Tavira

Das várias actividades propostas pela Feira da Dieta Mediterrânica para hoje, o POSTAL destaca:

  • 16.30 horas – ‘Paisagens Mediterrânicas – preservação e valorização’ (tertúlia-passeio) | CCDR Algarve | no Clube de Tavira
  • 17 horas – ‘Aqui há tomate!’ | Mostra e degustação pela chefe Ângela Oeiras | Mercado da Ribeira
  • 19 horas – ‘A Casa dos Ventos’ | Largo do Brincar
  • 20.30 horas – Rancho Folclórico de Tavira | Praça da Convivialidade
  • 21.30 horas – ‘Fado (en)CANTE’ Monda e António Chainho | Castelo
  • 22.30 horas – Miguel Poveda | Praça da República

Pode consultar ‘AQUI’ a programação completa do evento.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook