‘Guia Algarve’ apresenta mais de 100 propostas culturais para Setembro

‘Guia Algarve’ apresenta mais de 100 propostas culturais para Setembro

879
PARTILHE
Mariza
Mariza actua amanhã no largo da Mareta em Vila do Bispo

São mais de 100 eventos que vão invadir os dias de Setembro no Algarve, com música, teatro, exposições, dança, desporto, festas e festivais. Fado, dieta mediterrânica e golfe são os destaques do mês que o ‘Guia Algarve’ da Região de Turismo do Algarve (RTA), apresenta para quem mora no destino turístico ou está de visita para umas férias.

Já amanhã, 2 de Setembro, o largo da Mareta em Vila do Bispo vai ouvir cantar o fado pela voz de Mariza, às 22.30 horas. Da canção popular portuguesa tornada Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em 2011, passa-se para um concerto de Sérgio Godinho e Filipe Raposo, no auditório municipal de Albufeira, no dia 16, às 21.30 horas.

A guitarra portuguesa soa diariamente até ao final do mês (excepto sextas e sábados) às 12, 15 e 16.30 horas no Centro Interpretativo do Arco da Vila, em Faro. Enquanto no Vila Vita Parc (Porches) são os nomes fortes do jazz, soul e funk internacional a entreter o público, no Algarve Smooth Jazz Festival, de 27 de Setembro a 1 de Outubro).

Ainda na música, mantém-se a programação do Verão em Tavira, com concertos de vários artistas portugueses, de 1 a 6 de Setembro, na Praça da República, sempre às 22 horas. O mês termina ao som da Orquestra Gulbenkian, que vai interpretar obras de Mendelsshon, Mozart e Beethoven no Teatro das Figuras, em Faro, a 30 de Setembro, às 21.30 horas.

Dança, desporto e festivais também fazem parte do programa
Portugal Masters
Portugal Masters reúne os melhores golfistas europeus em Vilamoura
- Pub -

Na dança, o flamenco, o cante e o baile estão em destaque no 16.º Festival de Flamenco de Lagos, entre os dias 14 e 16 de Setembro, às 21.30 horas, no Centro Cultural.

No calendário desportivo da região surge o incontornável Portugal Masters, torneio que conta com os melhores golfistas europeus no Victoria Golf Course, em Vilamoura, de 21 a 24 de Setembro. Para os amantes da velocidade, a alternativa é outra, o Campeonato Mundial de Superbike no Autódromo Internacional do Algarve, de 15 a 17 de Setembro.

As atenções dos festivaleiros estão viradas para o Festival F, o último grande festival de Verão do país, que começou ontem, 31 de Agosto, e se estende até ao dia 2 por vários palcos do centro histórico de Faro, onde vão actuar quase 40 músicos nacionais.

Não sendo novidade, o FIESA – Festival Internacional de Esculturas em Areia, continua a atrair dezenas de pessoas a Pêra (Silves) até ao final de Outubro, movidas pela curiosidade de admirar as esculturas de areia que chegam a atingir os doze metros de altura.

Por outro lado, o Festival do Perceve de Vila do Bispo vai encher de sabor a mar a boca dos visitantes, entre os dias 8 e 10 de Setembro.

Gastronomia regional é destaque um pouco por todo o Algarve
dieta mediterrânica
Dieta Mediterrânica é Património Cultural e Imaterial da Humanidade

Na área da gastronomia, a Feira da Dieta Mediterrânica, em Tavira, é um dos destaques do mês de Setembro, entre os dias 7 e 10. A Dieta Mediterrânica é Património Cultural e Imaterial da Humanidade e a quinta edição desta feira promove uma série de actividades relacionadas com o tema: mercado de produtores, demonstrações culinárias e vários espaços para a família.

De hoje, 1 de Setembro, e até dia 3, é possível passar pela Artechique – Feira de Artesanato e Sabores de Monchique, de arraiais assentes no Largo dos Chorões. No final do mês, de 30 de Setembro a 8 de Outubro, a programação algarvia senta residentes e turistas à mesa dos restaurantes de Quarteira e Vilamoura para a Semana do Polvo.

A Rota do Petisco – Terras do Arade, desafia ainda as gentes para uma odisseia gastronómica ao longo de mais de 160 restaurantes e pastelarias dos concelhos de Portimão, Lagoa, Monchique e Silves, de 8 de Setembro a 15 de Outubro.

O ‘Guia Algarve’ propõe ainda teatro, exposições de pintura e fotografia, ou sessões de cinema no cineteatro António Pinheiro de Tavira.

‘Guia Algarve’ está disponível nos locais habituais

A publicação bilingue (em português e inglês) pode ser descarregada no site da RTA (http://www.turismodoalgarve.pt/home.html), consultada na aplicação móvel ‘Algarve Eventos’ ou encontrada nos postos de turismo, aeroporto, hotéis, agências de viagens, rent-a-car e campos de golfe da região, onde é distribuída todos os meses gratuitamente.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook