Homenagens e inaugurações marcam Dia do Município em Faro

Homenagens e inaugurações marcam Dia do Município em Faro

747
PARTILHE
camara-de-faro
Comemorações começam hoje, 6 de Setembro, às 22 horas

O concelho de Faro está em festa com as comemorações de mais um Dia do Município que acontece já amanhã, 7 de Setembro. Destacam-se no programa diversas inaugurações de grande simbolismo e importância para o concelho, como a cerimónia de entrega do Jardim Sul do Palácio de Estoi ao município, após intervenção protocolada com a Enatur; a inauguração da Estrada dos Gorjões requalificada; e o monumento em memória aos soldados tombados no Ultramar.

As comemorações começam hoje, 6 de Setembro, às 22 horas, com um espectáculo comemorativo do Dia do Município, ‘Entre Aspas’, com entrava livre no Palco da Doca.

Individualidades e colectividades do concelho são homenageadas numa sessão solene

O dia 7 começa, como habitualmente, com a cerimónia do içar da bandeira, seguida da sessão solene, às 9.45 horas, nos Paços do Município, que este ano consagra a justa homenagem às individualidades e colectividades do concelho que são agora divulgadas:

  • António Justo (ARPI, a título póstumo);
  • António Branco (reitor da UAlg);
  • Diogo Piçarra (músico);
  • Ginásio Clube Farense;
  • Joaquim Arenga (Grupo EDP);
  • João Maria Larguito Claro (médico, antigo director clínico do Hospital de Faro)
  • José Sousa Uva (treinador de atletismo)
  • Conselho Regional da Ordem dos Advogados;
  • Delegação Distrital da Ordem dos Engenheiros;
  • Delegação Regional da Ordem dos Médicos.

Durante a sessão será feita também a atribuição de medalhas de Bons Serviços e Dedicação a funcionários municipais.

O empresário e benemérito da Conceição de Faro, Álvaro dos Santos Calçada Paço, também é homenageado com uma placa que será descerrada nas imediações da extensão local do Centro de Saúde. O momento conta com as intervenções do presidente da Câmara, Rogério Bacalhau, e de um membro da família Paço.

Clínica Lusíadas é uma das inaugurações que marcam o dia

No Dia do Município de Faro é oficialmente inaugurada a Clínica Lusíadas, no Largo Mercado, às 12 horas. A esta, segue-se a inauguração da Sala de Formação na sede da Associação Humanitária dos Bombeiros de Faro ‘Cruz Lusa’, às 16 horas, numa cerimónia onde são esperadas Intervenções do presidente da Câmara e do presidente da direcção da Associação Humanitária, Steven Sousa Piedade.

A fechar as inaugurações está a Estrada dos Gorjões, às 17 horas. Uma obra do Programa Faro Requalifica, que permitiu recuperar a via e as bermas desde Santa Bárbara de Nexe até ao cruzamento da Goldra.

Por volta das 18 horas, os visitantes podem assistir ao descerramento do Memorial aos Combatentes da Guerra do Ultramar, erigido pelo município no Jardim Guerreiro da Ângela, em Santa Bárbara de Nexe, como forma de homenagem a todos os soldados oriundos daquela freguesia que perderam a vida na guerra do Ultramar. Na ocasião será ainda apresentado um livro de imagens e recordações de todos os soldados destacados para a guerra, da autoria do nexense José Coelho Mestre, com o apoio desta autarquia.

Jardim Sul do Palácio de Estoi é entregue ao município

Às 18.30 horas decorre a cerimónia de entrega ao município do Jardim Sul do Palácio de Estoi, no âmbito do protocolo estabelecido com a Enatur. Actualmente, o palácio é uma pousada da Enatur que sofreu obras de adaptação e ampliação com projecto assinado pelo arquitecto Gonçalo Byrne e pelo arquitecto paisagista João Cerejeiro. A cedência do ediíficio à Enatur implicou, da parte desta, a recuperação do Jardim Sul que agora abre para usufruto do público.

O Descerramento da placa de homenagem a António Justo, junto ao Jardim da ARPI, fecha as comemorações do Dia do Município, às 21.30 horas. Dedicando-se à ARPI há mais de 23 anos, António Justo era presidente da direcção há mais de dez anos quando, sem nada o fazer prever, faleceu de doença súbita. Após um ano do seu falecimento, a autarquia vai perpetuar o seu nome junto da obra que ajudou a erigir. Esperam-se intervenções dos presidentes da Câmara e Assembleia Municipal, bem como de um representante dos órgãos sociais da ARPI.

As comemorações terminam dia 9 de Setembro com um concerto no Palco da Doca, às 22 horas, a cargo do projecto de Afonso Dias, ‘Andanças e cantorias’. A entrada é livre.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook