Igreja do Alportel reabre após obras de reabilitação e restauro

Igreja do Alportel reabre após obras de reabilitação e restauro

428
PARTILHE
capela do alportel 2017 (3)
A Igreja do Alportel está novamente ao serviço da comunidade são-brasense

A Igreja do Alportel reabriu após o término das obras de reabilitação e restauro a que foi sujeita recentemente. Estas obras deram continuidade a um conjunto de intervenções que têm vindo a ser realizadas pela Paróquia de São Brás de Alportel, com o apoio financeiro do município, para preservar o valioso património religioso local.

Recentemente também as Igrejas de São Romão e São Sebastião foram alvo de alguns trabalhos, “nesta missão continua de preservar estes edifícios de enorme valor histórico”.

Nesta intervenção, os trabalhos incluíram a renovação do exterior da capela, a remoção de ruinas incrustadas nas paredes da Capela e a renovação da instalação eléctrica e também a reparação das paredes interiores da Capela-mor.

A obra contou com um importante contributo de um filho da terra, o coronel Manuel Brito Guerreio Júnior, que antes de falecer editou a custas suas um livro de sua autoria sobre as Memórias da Terra de Alportel, cuja venda reverteu integralmente para angariar fundos para esta obra.

capela do alportel 2017 (1)
Igreja será alvo de nova intervenção em 2018

A colaboração dos herdeiros das ruínas removidas foi também decisiva para a boa execução dos trabalhos.

A Câmara de São Brás contribuiu com equipamento, uma equipa técnica de acompanhamento dos trabalhos e um investimento de seis mil euros.

Para a Igreja do Alportel está prevista uma nova intervenção em 2018. Nesta segunda fase, os trabalhos concentrar-se-ão na retirada das ruínas do lado norte da capela para permitir a criação de um pátio em toda a envolvente da capela.

Para a autarquia são-brasense “a valorização do património religioso é um eixo fundamental da política cultural do município, porquanto contribui para a preservação deste valioso legado e para a valorização turística dos territórios. Esta intervenção permitiu ainda consolidar as acções de renovação urbana, desenvolvidas na Aldeia do Alportel”.

Facebook Comments

Comentários no Facebook