Orquestra Clássica do Sul inicia em Outubro novo ciclo musical

Orquestra Clássica do Sul inicia em Outubro novo ciclo musical

988
PARTILHE
Orquestra Classica do Sul
Orquestra apresenta várias propostas para os apreciadores de música clássica

O novo ciclo musical da Orquestra Clássica do Sul começa já no próximo mês, com concertos em Albufeira, a 7 de Outubro, e em Faro, a 8 de Outubro. ‘Histórias e Personagens’ é o concerto integrado no ciclo ‘Clássicos Ligh’ que a orquestra vai apresentar em Albufeira, pelas 21.30 horas, e, no dia seguinte, é a vez do Museu Municipal de Faro receber o Concerto de Abertura do novo Ano Académico, pelas 18 horas, com direcção da jovem maestrina Nil Venditti, uma jovem promessa de direcção de orquestra, natural de Itália, que se apresenta pela primeira vez em Portugal para conduzir obras de Mozart, Schubert, Rossini, Grieg e Strauss, em dois momentos distintos.

Música de câmara, uma maestrina convidada e um concerto de homenagem a John Avery são algumas das propostas do mês de Outubro para os apreciadores de música clássica.

Faro, Silves e Loulé recebem Orquestra Clássica do Sul em Outubro

O ciclo ‘Outono Musical’ propõe a descoberta de ‘Inspirações Barrocas’ num momento intimista interpretado por um quarteto de cordas no auditório da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo no Campus da Penha, a ter lugar no dia 12 de Outubro, às 19 horas. A entrada é livre e o evento tem organização da Universidade do Algarve.

A música de câmara regressa ao Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia de Faro, a 13 de Outubro, pelas 19 horas, com ‘Compositores Americanos’ num momento que visa assinalar o centenário da morte de Scott Joplin e o 150.º aniversário do nascimento de Amy Beach.

O ciclo prossegue em Silves, na Igreja de Alcantarilha, a 14 de Outubro, com o concerto ‘Inspirações Barrocas’, pelas 21 horas. Mozart, Telemann e Britten vão inspirar as melodias do agrupamento de cordas da Orquestra Clássica do Sul.

O Cine-Teatro Louletano também integra a programação deste mês da orquestra e vai ser palco do ‘Concerto das Nações’ dedicado ao Reino Unido. No âmbito do ciclo ‘Loulé Clássico’, a sala da cidade louletana prepara-se para receber no dia 19 de Outubro, às 21.30 horas, obras de grandes compositores britânicos que deixaram a sua marca na história da música. Com direcção do Maestro Rui Pinheiro, o concerto conta também com a presença da solista Jennifer Pike ao violino.

Concerto de homenagem a John Avery encerra o programa mensal da orquestra

A encerrar o programa mensal, no dia 28 de Outubro, a Orquestra Clássica do Sul dá um Concerto de Celebração a John Avery, maestro associado da orquestra que culmina esta fase do seu percurso musical com uma cerimónia muito especial. O concerto tem entrada livre e acontece no Grande Auditório de Gambelas, pelas 19 horas, com apresentação do conhecido escritor e contador de estórias Jorge Serafim.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook