Paisagem Natural da Orla Costeira é ‘Maravilha do Património de Lagoa’

Paisagem Natural da Orla Costeira é ‘Maravilha do Património de Lagoa’

720
PARTILHE
maravilhas de lagoa2
Francisco Martins, presidente da Câmara de Lagoa, convida a visitar Lagoa e a conhecer as suas ‘Maravilhas’

A Gala das “Maravilhas do Património de Lagoa” levou, no passado sábado, 2 de Setembro, ao Centro de Congressos do Arade no Parchal muitas pessoas de todas as idades.

Das muitas maravilhas que o concelho possui foram seleccionadas dez, votadas cinco e, apesar autarca Francisco Martins ter afirmado que “todas as ‘Maravilhas’ deveriam estar em primeiro lugar ex-aequo porque de facto são todas elas de uma beleza invulgar”, a vencedora final foi a “Paisagem Natural da Orla Costeira”.

Na abertura da Gala, um grupo de jovens lagoenses dançou, antecedendo a projecção de um filme promocional do concelho, como introdução à saudação do presidente da Câmara de Lagoa, Francisco Martins, que disse: “no ano passado estivemos aqui nesta maravilhosa sala de espectáculos onde regressamos este ano no âmbito do nosso Património. Acabamos de ver o filme promocional do concelho de Lagoa e ainda ontem me perguntavam o que mais gosto no concelho de Lagoa e eu respondi gosto do seu todo só por si ele é lindo”, expressando o “reconhecimento e agradecimento às associações e colectividades que responderam de imediato à ideia de elegermos as maravilhas do concelho de Lagoa abraçando desde logo a vontade de promover a ‘sua’ maravilha de que aceitaram ser ‘padrinhos’ e que agora viram o resultado do seu empenho nessa missão”.

Jovens apresentaram as ‘Maravilhas’ de Lagoa

- Pub -

O autarca realçou também a importância destas imagens da beleza de Lagoa que “nos orgulham e servem de representação do nosso concelho lá fora como convite a que venham visitar Lagoa, que os receberemos de braços abertos como os Lagoenses sabem receber”. Por fim, não quis deixar de agradecer “a todos os jovens e crianças que esta noite irão desfilar nesta Gala, eles que garantem o futuro de Lagoa, e que por isso os queremos envolvidos com o nosso património e identidade, desfrutem agora de um maravilhoso espectáculo”.

maravilhas de lagoa
Um grupo de jovens lagoenses protagonizou um espectáculo de dança na abertura da Gala

Uma a uma foram desfilando as dez “Maravilhas” seleccionadas – intercaladas com apontamentos musicais, de dança e humor – apresentadas por jovens acompanhados pelos “padrinhos”, representando as diversas estruturas associativas do concelho convidadas como promotoras na defesa da sua “Maravilha”: Paisagem Natural da Orla Costeira, Promontório da Senhora da Rocha, Igreja da Nossa Senhora da Encarnação (Porches), Convento de S. José (Lagoa), Igreja da Nossa Senhora da Luz (Lagoa, Igreja de Santiago (Estômbar) Parque Municipal do Sítio das Fontes, Capela de Santo António (Mexilhoeira da Carregação), Casco Urbano Tradicional de Ferragudo.

Conforme salienta a autarquia lagoense em comunicado de imprensa, “mais importante do que a ordem em que foram votadas foi o facto de dar a conhecer o que de maravilhoso tem o concelho de Lagoa, os sítios e os monumentos que complementam as famosas praias que embelezam a sua costa e que são um convite para uma visita. Em 2017 falamos de Património, da sua importância, preservação e salvaguarda, pois é só por si o reflexo histórico, no presente, que temos o dever de transmitir intacto às gerações futuras”.

Facebook Comments

Comentários no Facebook