Personal Trainer muito mais do que um professor

Personal Trainer muito mais do que um professor

773
PARTILHE
Rui André Personal trainer www.ruiandrecoaching.com
Rui André
Personal trainer
www.ruiandrecoaching.com

De acordo com a ACSM (American College of Sports Medicine), apenas 5% dos adultos sedentários que iniciam um programa de exercício físico em ginásio aderem à sua prática.

Se por um lado, enquanto profissionais com competências específicas somos responsáveis pela mobilização de um grande número de seguidores para a prática de exercício físico, porque não conseguimos ter a capacidade de os incentivar a seguir o seu caminho de forma autónoma, baseado naquilo que lhes foi ensinado? Qual a razão para esta sensação de falta de capacidade dos nossos alunos? Será a componente emocional que fica esquecida?

Quando chegam ao ginásio, os nossos alunos têm como principal objetivo ficar em excelente forma física. Pensam muitas vezes, que a única forma de o conseguir é na sala de exercício, ora nada mais falso. Deve ser de nossa competência orientá-los em vários domínios, não querendo dizer com isto tomar o papel de outros profissionais, como nutricionistas ou profissionais da área médica, o nosso papel deverá ser aconselhar e incentivar a procura desses mesmos profissionais, fazendo um trabalho conjunto com resultados brilhantes para os nossos seguidores…

Atualmente o acesso à informação é fácil e banal, o papel extremamente importante que a prática de exercício físico tem no nosso dia-a-dia é de senso comum.

O exercício físico induz bem-estar físico e mental
- Pub -

 

personal trainer
O personal trainer Rui André destaca a importância da motivação contagiante nas aulas em grupo

É sabido que esta prática de forma acompanhada pelo Personal Trainer induz bem-estar físico e mental, elevando os níveis de auto estima dos nossos alunos de forma exponencial. Os reflexos a nível social deste fenómeno são brutais.

Será que o nosso papel enquanto professores está a ser executado da melhor forma? Será que somos mais uns contadores de repetições ou marcamos pela diferença? Temos a capacidade de criar magia e empatia nas aulas? De nos tornar uma figura de referência para quem nos procura com o intuito de melhorar?

Benefícios da prática de exercício físico estão além do bom desempenho físico
personal trainer1
O treino ao ar-livre é, além de muito apreciado, uma forma de dinamizar o exercício físico

Os benefícios da prática de exercício físico acompanhado por um profissional competente revelam muito para além do bom desempenho físico dos nossos seguidores, revelam que são uma ferramenta crucial na componente de socialização que é descurada quando o profissional não olha para o aluno como se fosse o seu único aluno.

Por outro lado, a prática de exercício físico em companhia de outras pessoas também aumenta os níveis de motivação, pelo que o tempo passa mais rápido. Conseguimos formar amizades, criar laços e proporcionar bons momentos a todos os que nos acompanham.

Temos que ser diferentes, temos que criar uma identidade, temos que causar sensações para que os nossos seguidores sintam vontade de voltar, de repetir e de terem sucesso.

Acima de tudo temos que personalizar a questão e ter a capacidade de transmitir que: quando queremos, conseguimos, quando somos acompanhados por profissionais competentes a nível físico mas acima de tudo emocional os resultados aparecem… Até parece fácil, e é!

(Artigo publicado na edição online do Caderno Semear Saúde)

Facebook Comments

Comentários no Facebook