Cerca de seiscentos voluntários vigiaram florestas de Loulé na última década

Cerca de seiscentos voluntários vigiaram florestas de Loulé na última década

529
PARTILHE
vigilancia florestal 2017
Jovens celebraram encerramento do Programa ‘Voluntariado Jovem – Vigilância Florestal’  deste ano

O encerramento do Programa “Voluntariado Jovem – Vigilância Florestal”, iniciativa desenvolvida pelo Serviço Municipal de Protecção Civil de Loulé celebrou dez anos de existência com uma festa-convívio que teve lugar no passado sábado, 2 de Setembro.

O “Voluntariado Jovem – Vigilância Florestal”, actividade que consiste na realização de passeios pedestres pelas freguesias do interior, visando uma componente de prevenção e detecção de fogos florestais, vigilância, sensibilização e informação às populações, teve início no verão de 2008, realizando-se desde então nos meses de Julho e Agosto. Durante uma década, passaram pela iniciativa 576 voluntários com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos e foram percorridos 4.312 quilómetros nas zonas de Alte, Ameixial, Benafim, Quarteira, Querença, Salir e Tôr.

“Aliar à vigilância florestal a componente pedagógica, a fim de implementar uma cultura de protecção para com o nosso património comum – a Floresta -, tal como dar a conhecer as freguesias do interior do concelho são os principais objectivos desta acção”, explica a Câmara de Loulé em comunicado de imprensa.

O evento de encerramento deste décimo aniversário decorreu no Quartel dos Bombeiros de Loulé, onde foi possível visitar as instalações deste corpo de Bombeiros, o Heliporto, o Comando Distrital de Operações de Socorro e assistir a uma breve explicação sobre a função dos GIPS – Grupo de Intervenção Permanente da GNR no combate a incêndios florestais. Os workshops terminaram com uma apresentação da Cruz Vermelha.

Durante a tarde também foram entregues os diplomas aos voluntários de 2017 e às entidades envolvidas com o programa de voluntariado. Os voluntários puderam ainda assinar o Livro de Honra do Voluntariado.

Facebook Comments

Comentários no Facebook