Tavira: António Livramento quer ensinar aos jovens o ‘futebol de rua’

Tavira: António Livramento quer ensinar aos jovens o ‘futebol de rua’

1981
PARTILHE
EF Antonio Livramento (2)
Objectivo da escola é colocar os jovens a praticar desporto

Este é o “ano zero” da Escola de Futebol António Livramento que abriu em Tavira para colocar os jovens a praticar desporto e ensinar-lhes a essência do ‘futebol de rua’. De acordo com Nuno Encarnação, coordenador do projecto desenvolvido em parceria com o Ginásio Clube de Tavira, “a escola tem uma margem de progressão muito grande, constituída de várias etapas, e este é apenas o início”.

Apresentada na passada sexta-feira, 1 de Setembro, na sede do Ginásio Clube de Tavira, a Escola de Futebol António Livramento promete “colocar os miúdos a jogar. Tenham muitas ou poucas competências, o importante é que todos joguem à bola”. Nuno Encarnação esclarece que “o importante é que os jovens pratiquem desporto, tendo sempre em conta os momentos sensíveis do desenvolvimento de cada um e proporcionando-lhes um futebol adequado às várias idades”.

Treinos começam já amanhã no Estádio Municipal de Tavira
EF Antonio Livramento (1)
Escola quer ser uma referência no Algarve

Sob a supervisão de profissionais licenciados e com o lema ‘do futebol de rua à competição’, os treinos da nova escola de futebol em Tavira começam já amanhã, 4 de Setembro, no Estádio Municipal de Tavira, a partir das 18 horas.

A escola que pretende ser uma referência no Algarve na formação de jovens jogadores de futebol, tem como treinadores: Guido Silvestre (Infantis A), Vítor Bárbara (Infantis B), Bruno Veríssimo (Benjamins A), Nuno Encarnação (Benjamins B), António Livramento (Traquinas A e B) e Idálio Madeira (futebol de 5/futebol de rua).

Os pequenos atletas não vão participar em competições mas os escalões Traquinas A e B, Petizes A e B e Fraldinhas vão poder participar em torneios mensais que acontecem no segundo e último sábado de cada mês, com a participação de outras equipas algarvias como: Farense, Louletano, Dragon Force/Porto Algarve, Fundação Real Madrid, Olhanense e, em princípio também o  Moncarapachense.

Escola de Futebol estabeleceu parcerias importantes com várias entidades
EF Antonio Livramento (6)
Nuno Encarnação foi o último treinador de António Livramento em Tavira

A Escola de Futebol António Livramento tem já estabelecidas parcerias importantes com diversas entidades, como é o casa da Associação Escolinha de Guarda-Redes de Futebol, de Luís Rodrigues, uma escola que já está no mercado há 12 anos e que é uma referência a nível nacional. Luís Rodrigues vai estar em Tavira às segundas-feiras, das 18 às 20 horas, para um treino aberto a todos os guarda-redes, de todos os clubes e todos os escalões.

Outra parceria importante foi feita com a Associação de Futebol Flávio Oliveira, antigo jogador de futebol das escolas do Porto. No segundo sábado de cada mês, Flávio Oliveira proporciona aos jovens um treino de técnica individual, também ele aberto a todas as escolas e cubes, para miúdos dos quatro aos 12 anos.

António Livramento “é uma referência do futebol em Tavira”
EF Antonio Livramento (3)
António Livramento iniciou a carreira no Ginásio Clube de Tavira

Aos 35 anos, António Livramento soma já 18 anos no futebol profissional e “é uma referência no futebol em Tavira”, tendo iniciado a carreira no Ginásio Clube de Tavira, onde permaneceu até aos 17 anos, altura em que foi transferido para o Sport Lisboa e Benfica.

Passou por clubes nacionais como o Boavista, Rio Ave, Paços de Ferreira, Leixões e Olhanense e, internacionalmente, representou os clubes mais creditados da Bulgária: Slávia e Lokomotiv de Sófia. Actualmente o jogador encontra-se ao serviço do Farense e prepara-se para dar início a este projecto de formação, na cidade onde nasceu.

Nuno Encarnação foi o último treinador de António Livramento em Tavira. Trabalha há 20 anos na área do futebol, com uma vasta experiência na área da formação, e como treinador e coordenador já representou o Estrela da Amadora, o Lusitano F.C., o Ginásio Clube de Tavira e o Castromarinense. Foi fundador e coordenador da Escola de Futebol da Casa do Benfica de Tavira e da Associação Desportiva e Cultural de Tavira.

EF Antonio Livramento (4)
Jorge Ribeiro e Maniche são os padrinhos do projecto

Na cerimónia de apresentação estiveram presentes José Manuel Reis, director do Ginásio Clube de Tavira e Jorge Ribeiro, padrinho do projecto juntamente com o irmão Maniche que por motivos pessoais e profissionais não conseguiu estar presente.

As inscrições podem ser feitas na sede do Ginásio Clube de Tavira ou através do e-mail escolafutebolantoniolivramento@gmail.com. Para mais informações pode consultar a página de facebook disponível em https://www.facebook.com/Escola-De-Futebol-António-Livramento-1817314891628879/.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook