365 Algarve celebra vida e obra de Álvaro de Campos com programa...

365 Algarve celebra vida e obra de Álvaro de Campos com programa especial em Tavira

1103
PARTILHE
pessoas de pessoa fonseca martins 2.
Fonseca Martins dedica a sua pintura a Fernando Pessoa numa exposição que pode ser vista na Tavira D’Artes

Até ao final do mês de Novembro, Tavira celebra o nascimento e a obra de Álvaro de Campos, uma das figuras mais emblemáticas ligadas à cidade, com um conjunto de iniciativas culturais que integram o programa cultural 365 Algarve. Durante dois meses, artistas, autores e associações convidam o público nacional e internacional a celebrar o talento único de Álvaro de Campos, através de uma programação que contempla declamações de poemas, momentos musicais, exposições e jantares vínicos, entre outras iniciativas.

Este programa cultural celebra assim as raízes algarvias de Fernando Pessoa, que fez nascer na cidade de Tavira, a 15 de Outubro de 1890, o seu mais importante heterónimo: Álvaro de Campos.

Várias exposições estão planeadas para comemorar o engenheiro naval que se tornou poeta.

fernando pessoa project tammy weis clube de tavira faac.
Tammy Weis apresentará concerto de jazz com poemas de Pessoa, em inglês, no Clube de Tavira

Até 30 de Novembro, é possível visitar a exposição de pintura Sonhos Incompletos, de Kinga Subicka, no restaurante Gilão; a exposição de Isabel Macieira & Matthijs Warner, na Casa Álvaro de Campos; a Exposição Fotográfica na Associação de Fotógrafos; a Exposição de Pintura de Fonseca Martins, na Tavira D’Artes; e a Exposição Documental, no Clube de Tavira.

- Pub -

As comemorações propõem experiências únicas, como As Noites de Vinhos e Poesia, em que, ao som de poemas de Álvaro de Campos, declamados em português e inglês, será servido um jantar vínico. Os jantares decorrem no Restaurante Álvaro de Campos, nos dias 7, 14, 21 e 28 de Outubro.

Homenagem a Álvaro de Campos faz-se também com espectáculos musicais

A homenagem a Álvaro de Campos faz-se ainda através de espectáculos musicais: Música Coral Tradicional Portuguesa “Pérolas do Gilão cantam Fernando Pessoa” teve lugar no dia 8 de Outubro, na Igreja da Misericórdia; o Recital de Piano e Poesia na Igreja da Misericórdia (15 de Outubro); e a Performance de música e poesia no Mercado da Ribeira (27 e 28 de Outubro).

Nos dias 20, 21 e 22 de Outubro, no Clube de Tavira, Tammy Weis apresenta no Concerto de Jazz composições para poemas, em inglês. Esta é uma oportunidade única para assistir a esta exibição que lotou a Casa Fernanda Pessoa, em Lisboa, e o Pizza Express Jazz Club, em Londres.

festa dos anos de alvaro de campos_perolas do gilao cantam fernando pessoa.
As ‘Pérolas do Gilão cantam Fernando Pessoa’ na Igreja da Misericórdia

Com o objectivo de levar a obra de Álvaro de Campos a mais pessoas, será possível assistir a uma Exposição Virtual no site do Arquivo Municipal de Tavira; a sessões de Poesia Online no site do Jornal Postal do Algarve; e de Poesia e Música na página do Facebook do Espaço Cultural Leão da Serra Basília (14 de Outubro). A Arte Associação irá promover uma emissão na rádio Gilão 94.8 FM que estará no ar até 15 de Outubro.

Nestas comemorações, não poderiam faltar os encontros e conferências, organizadas pela Prof.ª Doutora Teresa Rita Lopes, na Casa de Álvaro de Campos, nos dias 14 e 15 de Outubro. Será também possível assistir à palestra A Voz da Sereia – Café Filosófico com Maria João Neves, na Casa Álvaro de Campos (no dia 27), e a uma sessão de cinema que inclui a estreia do documentário “Quem é Álvaro de Campos” (no dia 15 de Outubro).

Álvaro de Campos enalteceu a realidade algarvia em vários dos seus poemas, com referência às quintas e às praias da região e à infância passada próxima do Rio Gilão. Em homenagem, A Festa dos Anos de Álvaro de Campos integra a programação do «365 Algarve» pelo segundo ano consecutivo com mais de duas dezenas de eventos em diferentes espaços da cidade, e recebe o apoio do Município de Tavira, e o apoio de divulgação da Casa Fernando Pessoa em Lisboa.

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook