Algarve debate segurança dos doentes em encontro regional

Algarve debate segurança dos doentes em encontro regional

891
PARTILHE
ENCONTRO_RNCCI
Auditório do Instituto Superior Dom Afonso III, em Loulé, recebe o encontro

O auditório do Instituto Superior Dom Afonso III, em Loulé, recebe no dia 17 de Novembro, o Encontro Regional dos Cuidados Continuados Integrados do Algarve, subordinado ao tema ‘RNCCI do Algarve – Cuidar em Segurança’.

O evento da ARS Algarve é orientado para o Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2015-2020 e está de acordo com Objectivos da Coordenação Nacional para a Reforma dos Cuidados Continuados Integrados e da Equipa de Coordenação Regional dos Cuidados Continuados Integrados do Algarve (ECRCCI).

Em nota de imprensa, a organização sublinha que pretende que “este Encontro Regional dos CCI do Algarve, a exemplo de muitas outras iniciativas desenvolvidas por esta ECRCCI, em sintonia com as diversas estruturas da rede, contribua não só para melhorar a qualidade dos CCI do Algarve como também para manter o espírito de equipa e parceria que tem sido apanágio da nossa região”.

Conjunto de oradores forma um painel de luxo no evento

O evento vai contar com as presenças do coordenador nacional para a reforma do Serviço Nacional de Saúde, na área dos Cuidados Continuados Integrados, o professor Manuel Lopes, que realiza uma comunicação subordinada ao tema ‘Novas Abrangências da RNCCI’. Dois elementos da equipa de apoio à coordenação nacional também vão estar presentes: Miguel Narigão, que vai falar sobre os ‘Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental’, e Carla Pereira, que aborda o tema da ‘Funcionalidade na RNCCI’.

- Pub -

É também possível encontrar uma mesa totalmente dedicada à segurança na medicação, com intervenções de Renato Santos, médico da ECRCCI e de Carminda Martins, farmacêutica do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHU Algarve) EPE, relacionadas com a ‘Qualificação Terapêutica – Benzodiazepinas’ e a ‘Farmacoterapia no idoso’, respectivamente.

Também vão ser abordados temas como o ‘Regresso ao Domicilio’, com comunicações de Sónia Pimpão, da equipa de gestão de altas do CHUA (Faro) e de Conceição Simões, elemento representante do Centro Distrital de Faro do Instituto de Segurança Social na ECRCCI; ou a ‘Sobrecarga do Cuidador Informal em ECCI’, com os resultados de um estudo realizado pelas Equipas de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) do ACES Sotavento, a ser apresentado pelo enfermeiro Marco Sousa, coordenador da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Santo António d`Arenilha e pelo enfermeiro João Gil, da UCC Talabriga.

A experiência da ECCI piloto de Évora ‘ECCI 24 Évora’, é também apresentada pela coordenadora, a enfermeira Ana Carla Coelho.

Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2015-2020 vai ser discutido no evento

O Encontro termina com uma mesa dirigida ao Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2015-2020, com intervenções das Unidades de Internamento do Algarve, de acordo com os Objectivos Estratégicos nº 6, 7 e 9, nomeadamente: ‘Prevenir a ocorrência de quedas’; ‘Prevenir a ocorrência de úlceras de Pressão’; e ‘Prevenir e controlar as Infecções e resistência aos Antimicrobianos’.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail ecrcci@arsalgarve.min-saude.pt.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook