Câmara de Alcoutim ajuda a quebrar isolamento dos mais idosos

Câmara de Alcoutim ajuda a quebrar isolamento dos mais idosos

766
PARTILHE
idosos alcoutim
Cerca de 350 idosos participaram num passeio de barco no Rio Guadiana

São os mais experientes de entre todos os alcoutenejos, carregados de sabedoria e verdadeiros guardiões da genuína identidade alcouteneja.

Os anos passam e mais do que os vincos na face a roda do tempo deixa sulcos na pedra da vida de cada um dos mais idosos do concelho de Alcoutim.

A laje da vida de cada um destes nossos anciãos faz-se de detalhes e de história, que são eles mesmos a nossa História colectiva enquanto alcoutenejos.

A estrada da vida percorrida já é longa e por isso é razão de celebração e o Município de Alcoutim não poderia deixar passar em branco a celebração colectiva que o mundo anualmente reserva àqueles que de entre nós mais viveram.

- Pub -

Exactamente por isso a autarquia assinalou o Dia Internacional do Idoso, 1 de Outubro, com um passeio de barco no Rio Guadiana, entre Vila Real de Santo António e Alcoutim.

A iniciativa ocorreu no dia 5 de Outubro para os munícipes das freguesias de Giões, Martim Longo e Vaqueiros e no dia 7 para os munícipes da União das Freguesias de Alcoutim e Pereiro.

A experiência proporcionada aos participantes contou com aproximadamente 350 idosos do concelho que disfrutaram de um dia de convívio e animação, procurando neste convívio reforçar os laços que a todos nos unem.

Celebrou-se assim, uma vez mais, um dia que se impõe de alegria e de celebração do bom que é viver com histórias para contar e nas águas do Guadiana viram-se os rostos estampados da felicidade de quem fica com mais um episódio da vida para relembrar.

Um dia celebrado no Mundo

O Dia Internacional do Idoso celebra-se no primeiro de Outubro desde 1991 pela Organização das Nações Unidas e tem como objectivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.

A mensagem do dia do idoso é a de dar mais carinho aos menos jovens, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.

E foi nesta atitude que a Câmara Municipal se propôs actuar com a iniciativa que juntou várias centenas de idosos.

A atenção com os mais idosos mostra-se no dia-a-dia

Para o presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Gonçalves, “o Dia do Idoso assinala a importância da temática do envelhecimento das populações para todos”, mas o autarca sublinha que “a atenção para com os mais idosos se deve mostrar nas acções diárias e nas decisões que a cada momento respondem às necessidades desta faixa da população”.

“Exactamente por isso temos no Município uma atenção redobrada e permanente para com a população mais envelhecida e actuamos diariamente para que cada dia seja melhor a resposta que damos aos anseios, às dificuldades e às expectativas daqueles de quem herdamos tudo o que temos e aquilo que somos”, destaca o presidente.”

Tem sido assim em tudo o que fazemos a pensar nestes alcoutenejos e assim continuará a ser, porque só assim honramos a herança que nos deixaram e os direitos que cada idoso tem e que são intocáveis”, remata Osvaldo Gonçalves.

(Artigo publicado na edição papel do Caderno de Alcoutim de Outubro)

Facebook Comments

Comentários no Facebook