Castro Marim: Casa do Sal acolhe apresentação do Projecto VALAGUA

Castro Marim: Casa do Sal acolhe apresentação do Projecto VALAGUA

315
PARTILHE
casa-do-sal-castro-marim
Iniciativa une diversas entidades de Espanha e Portugal em torno de uma estratégia conjunta para a valorização do Baixo Guadiana

A Casa do Sal, em Castro Marim, vai ser palco, na próxima quarta-feira, 18 de Outubro, da sessão pública de apresentação do VALAGUA – Projecto de Valorização Ambiental e Gestão Integrada da Água e dos Habitats no Baixo Guadiana Transfronteiriço.

Trata-se de uma iniciativa transfronteiriça que une diversas entidades de Espanha e Portugal em torno de uma estratégia conjunta para a valorização do Baixo Guadiana.

A sessão contará com a presença de especialistas e representantes de entidades públicas e privadas, portuguesas e espanholas, que apresentarão algumas comunicações subordinadas às temáticas do projecto, nomeadamente, para enquadramento das actividades a desenvolver no âmbito desta parceria

A decorrer até Setembro de 2019, o projecto VALAGUA é co-financiado pelo Programa de Cooperação Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, e envolve entidades governamentais e não governamentais de ambos os países, nomeadamente, a ADPM como beneficiário principal, além da Diputación Provincial de Huelva, a Consejería de Medio Ambiente y Ordenación del Territorio da Junta de Andalucía, a Confederación Hidrográfica del Guadiana, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana, bem como as universidades de Huelva e do Algarve.

As metodologias de trabalho a desenvolver no âmbito do projecto visam essencialmente contribuir para a protecção e a gestão sustentável dos espaços naturais do Baixo Guadiana e, em particular, dos sistemas ribeirinhos característicos deste território, incidindo, sobretudo, no desenvolvimento e na partilha de instrumentos de gestão integrada da água e da biodiversidade, na valorização ecoturística dos recursos naturais e no envolvimento dos actores sociais, políticos e técnicos com intervenção na temática.

Mais informações disponíveis através da ADPM – Associação para a Defesa do Património de Mértola, do email valagua@adpm.pt (María Bastidas) ou do telemóvel 965 416 828.

Programa

11.00h – Mensagem de boas vindas

Presidente do Município Castro Marim

Representante da ADPM

Representante da Universidade de Huelva

11.15h – O recurso ÁGUA no Baixo Guadiana: uma responsabilidade partilhada

11.15 – A Convenção de Albufeira. (José Ángel Rodríguez Cabellos/CHG)

11.25 – Relatório comum de articulação do 2º Ciclo de Planeamento. (Felisbina Quadrado/APA)

11.35 – Massas de água partilhadas, monitorização, estado e medidas. (Alice Fialho/APA)

11.45h – VALAGUA – Valorização Ambiental e Gestão Integrada da Água e dos Habitats no Baixo Guadiana Transfronteiriço

11.45 – Apresentação do Projecto VALAGUA: o projecto, os parceiros, a metodologia e os grupos de trabalho. (María Bastidas/ADPM)

12.00 – O planeamento do uso e a gestão da água no Baixo Guadiana, e as expectativas da sua articulação entre Portugal e Espanha. (José Paulo Monteiro/UAlg)

12.15 – A recuperação de habitats e a sensibilização ambiental no Baixo Guadiana: trabalhos em curso. (Ana Cristina Cardoso/ICNF e Valter Matias/ODIANA)

12.30 – O ecoturismo e a valorização das massas de água transfronteiriças – uma riqueza por explorar. (Pilar Rodriguez Fernandez/DPH)

12.45 – A gestão integrada da Rede Natura 2000 na sub-bacia hidrográfica internacional do Baixo Guadiana. (Rosa Giles Carnero/UHU)

13.00h – Encerramento e Vinho de Honra