Lagos celebra festas em honra de São Gonçalo

Lagos celebra festas em honra de São Gonçalo

774
PARTILHE
sao goncalo
Lagos e Torres Vedras têm como mesmo padroeiro São Gonçalo de Lagos

Lagos celebra a 27 de Outubro o Dia do Município e, entre outras iniciativas de cariz institucional e protocolar, terá lugar a tradicional Missa em Honra de São Gonçalo de Lagos.

Assim, e após a Cerimónia de Hastear das Bandeiras, que decorrerá a partir das 9.30, na Praça Gil Eanes, este ano terá lugar uma Missa Campal, a partir das 10.30, no Jardim da Constituição, que será igualmente o ponto de partida (junto à Porta e Nicho de São Gonçalo) para uma Procissão em Honra do Santo Padroeiro, prevista para as 11h30. O percurso passará pela Avenida dos Descobrimentos (passeio junto à Ribeira), Ponte Pedonal da Marina e terminará no Porto de Lagos (junto à Docapesca), onde se realizará, pelas 12.30, uma Bênção do Mar e das Embarcações.

Recorde-se que Lagos comemora neste dia o Dia do Município, celebrado em honra do seu padroeiro. No dia 27 de Outubro é, por essa razão, assinalado o feriado municipal. Este ano, a programação das comemorações teve início no passado dia 15 e decorre até ao dia 28 de Outubro, nas quais destacam-se ainda as iniciativas de carácter protocolar, como o hastear das bandeiras ou a sessão solene, que contará com o momento de entrega de medalhas de mérito municipal, e as de carácter cultural, desportivo e recreativo.

Festas de São Gonçalo de Lagos desde 1778

- Pub -

A partir do ano de 27 de Maio de 1778 com a aprovação e autorização do Papa Pio VI do culto do “bem-aventurado” ou Beato, Frei Gonçalo de Lagos, com honras de Santo em Portugal, a cidade de Lagos inicia um conjunto de actividades religiosas, destacando-se anualmente um conjunto de Festas denominadas Festas de S. Gonçalo de Lagos.

Procissões, oferendas e peregrinações ao local onde o lacobrigense santo terá nascido tiveram o seu ponto mais alto quando Lagos assistiu, por parte do Governo, em 15 de Novembro de 1971 à autorização do seu futuro feriado municipal em honra de S. Gonçalo de Lagos, o qual seria comemorado a partir de 27 de Outubro de 1972.

Entre 1778 e 1961, destacam-se os seguintes actos que marcaram o culto da religiosidade em honra do santo nascido em Lagos:-1781- A Rainha D. Maria I, em virtude da concessão que obteve do Papa Pio VI, ordenou que todos os anos, a 16 de Novembro, se rezasse Missa com rito “duplex” a S. Gonçalo de Lagos. E, por este motivo, a dita Rainha perdoou as penas de todos os militares condenados a trabalhos forçados em Lagos e em 1961 as relíquias do Padroeiro de Lagos vieram para a sua terra natal, tendo regressado a Torres Vedras a 31 de Julho.

Lagos, conjuntamente com Torres Vedras têm como mesmo padroeiro S. Gonçalo de Lagos – tendo este lacobrigense nascido em 1360 e falecido em Torres Vedras no ano de 1422 – ressalvando-se o compromisso feito por ambas as localidades, através das respectivas Câmaras Municipais, de anualmente festejarem e promoverem o culto de S. Gonçalo de Lagos.

Conheça o programa completo das Comemorações do Dia do Município AQUI.

Facebook Comments

Comentários no Facebook