Loulé combate lagarta do pinheiro do parque municipal

Loulé combate lagarta do pinheiro do parque municipal

520
PARTILHE
- Pub -
parque municipal loule
Pêlos da lagarta do pinheiro provocam alergias no ser humano e em animais domésticos

Os pinheiros do Parque Municipal de Loulé vão ser alvo de pulverização na próxima segunda-feira, 30 de Outubro, a partir das 6 horas, de forma a prevenir e combater a lagarta do pinheiro.

A lagarta do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa Schiff.) assume o nome de “processionária” pela sua característica de descida das árvores em procissão, provocando danos nas mesmas e implicações graves na saúde pública. Os seus pêlos provocam alergias no ser humano e em animais domésticos.

Nos últimos anos têm-se observado ataques de elevada intensidade desta praga, facto que se atribui principalmente às alterações climáticas verificadas. Em ambiente urbano, este insecto impõe uma vigilância constante e combate urgente e atempado, sobretudo em caso de ataques severos e sucessivos, dadas as consequências que podem trazer em termos de saúde pública. Em todo o caso, a solução não residirá, nunca, no abate das árvores infestadas, tanto mais que se dispõe de uma série de medidas alternativas de controlo deste insecto.

Por forma a garantir que os trabalhos decorram em segurança, toda a zona norte do Parque Municipal ficará interdita durante o período da manhã.

A Câmara de Loulé, responsável pela iniciativa, apela à compreensão de todos para eventuais incómodos causados!

Para mais informações sobre a lagarta do pinheiro, tratamentos e procedimentos, os interessados podem consultar o site da Autarquia em: http://www.cm-loule.pt/pt/menu/1490/processionaria-ou-lagarta-do-pinheiro.aspx