Loulé é destaque distrital no exercício nacional ‘A Terra Treme’

Loulé é destaque distrital no exercício nacional ‘A Terra Treme’

233
PARTILHE
A Terra Treme
Acção será promovida numa escola do 1º Ciclo de Loulé, envolvendo cerca de 300 alunos

O município de Loulé, através do Serviço Municipal de Protecção Civil, associa-se por mais um ano consecutivo ao exercício nacional de cidadania no âmbito da sensibilização para o risco sísmico, com a iniciativa ‘A Terra Treme’. O exercício é promovido pela Autoridade Nacional de Protecção Civil e realiza-se já amanhã, 13 de Outubro, pelas 10.13 horas.

Numa articulação entre o Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro e o Serviço Municipal de Protecção Civil de Loulé, vai ser promovida uma acção concertada numa escola do 1º Ciclo de Loulé, envolvendo cerca de 300 alunos, uma vez que o município foi o escolhido no Algarve para ser destaque distrital.

Exercício compreende a execução dos três gestos de autoproteção: baixar, proteger e aguardar
A terra treme
Acção desenrola-se ao longo de um minuto

O exercício propriamente dito compreende a prática de três gestos simples que podem fazer a diferença no caso da ocorrência de sismo. A acção desenrola-se ao longo de um minuto, durante o qual os participantes, de forma individual ou colectiva (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), independentemente do local onde estejam naquele dia e hora, executam os três gestos de autoproteção: baixar, proteger e aguardar.

Exercício realiza-se anualmente no Dia Internacional para a Redução de Catástrofes

O exercício que ocorre anualmente a 13 de Outubro, Dia Internacional para a Redução de Catástrofes que foi instituído pelas Nações Unidas, em 1989, como estratégia internacional para sensibilizar os governos, organizações e os cidadãos para a necessidade de desenvolverem acções para prevenir e reduzir as vulnerabilidades e aumentar a capacidade de resposta e resiliência face a ocorrências de acidente grave ou catástrofes causados por riscos naturais e tecnológicos.

O exercício ‘A Terra Treme’ enquadra-se no plano estratégico de sensibilização e informação pública do Serviço Municipal de Protecção Civil de Loulé, nomeadamente com o projecto ‘A Protecção Civil Começa na Escola’, que tem sido desenvolvido ao longo dos anos nos vários ciclos de escolaridade, de modo a sensibilizar e preparar a comunidade escolar para os riscos existentes.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)