Loulé: Sessões de informação sobre prevenção de quedas começam em Outubro

Loulé: Sessões de informação sobre prevenção de quedas começam em Outubro

136
PARTILHE
- Pub -
Queda_em_idosos_1
Primeira sessão acontece a 26 de Outubro no Ateneu Comercial e Industrial de Loulé

A Câmara de Loulé vai dar início a um ciclo de sessões de informação sobre prevenção de quedas, destinadas a um público-alvo maioritariamente idoso mas também para a comunidade em geral. A autarquia acredita que “a promoção da cidadania se faz com acções de intervenção e de informação à população” e por isso inicia este ciclo já em Outubro, no dia 26, das 15 às 17 horas, nas instalações do Ateneu Comercial e Industrial de Loulé.

As quedas são um dos episódios mais comuns e uma das mais sérias causas de problemas em pessoas idosas e, através destas sessões, a autarquia pretende elucidar os participantes sobre os procedimentos a tomar para promover a segurança e evitar quedas.

Perda de capacidades e crescente vulnerabilidade aumentam o risco de quedas

O envelhecimento é caracterizado como um período de perda geral das capacidades e de crescente vulnerabilidade e maior dependência, trazendo uma diminuição da força muscular, flexibilidade, equilíbrio e mobilidade, bem como maior tempo de reação e diminuição da visão, aumentando o risco de queda.

- Pub -

Estas acções resultam da parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Loulé, que participa na Rede Municipal Loulé Cidade Educadora, da qual fazem parte algumas instituições do concelho e algumas unidades orgânicas do município.

A participação é gratuita mas necessita de inscrição prévia.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

- Pub -