Portugal e Espanha unidos por mega triatlo de 216 quilómetros

Portugal e Espanha unidos por mega triatlo de 216 quilómetros

403
PARTILHE
- Pub -
Triatrlo Ibericman (1)
Circuito de natação tem partida marcada para as 7.30 horas da praia de Monte Gordo

O Baixo Guadiana recebe a V edição do ‘Triatlo Ibericman’, a única prova de longa distância do mundo a unir dois países. A competição tem 216 quilómetros com elevada dificuldade e integra as modalidades de natação, ciclismo e corrida, colocando à prova os atletas com uma série de percursos que incluem uma extensão ao Alentejo e uma incursão a Espanha.

No próximo dia 21 de Outubro, o circuito de natação tem partida marcada para as 7.30 horas, da praia de Monte Gordo, e os participantes vão percorrer aproximadamente quatro quilómetros no mar. Com um percurso em linha de 170 quilómetros, segue-se o sector de ciclismo, que une as localidades de Monte Gordo e Ayamonte.

Esta viagem pelas margens do Guadiana percorre diversas localidades algarvias, como Odeleite e Alcoutim, e no Alentejo, integra uma passagem por Mértola e Pomarão, onde será feita a travessia da fronteira até Espanha. É na margem oposta do rio que se inicia a descida até Ayamonte, com passagem por Granado e Villablanca.

Prova de maratona tem um percurso de 42,1 quilómetros
Triatrlo Ibericman (2)
Prevê-se que o primeiro atleta a chegar à meta cumpra os 216 quilómetros oito horas depois da partida
- Pub -

Após a chegada à Costa Esury, em Ayamonte, os triatletas têm pela frente a prova de maratona, com um percurso de 42,1 quilómetros. O trajecto inclui a travessia da Ponte Internacional do Guadiana, uma passagem por Castro Marim e Vila Real de Santo António, terminando depois na meta instalada no Passeio Marítimo de Monte Gordo.

Este ano o programa é complementado com uma prova de média distância, que decorre apenas em solo português, com partida e chegada a Monte Gordo, que conta com 1,9 quilómetros de natação, 90 quilómetros de ciclismo e 21,1 quilómetros de corrida.

Prevê-se que o primeiro atleta a chegar à meta cumpra os 216 quilómetros oito horas depois da partida, ou seja, perto das 15.15 horas. Tendo em consideração a dureza do desafio, a meta estará aberta até às 1.30 horas do dia 22 de Outubro, onde os participantes se converterão em finalistas desta autêntica prova de fogo.

Entrega de troféus é feita a 22 de Outubro no Hotel Yellow, em Monte Gordo

A entrega de troféus será efectuada no dia 22 de Outubro, às 12.30 horas, no Hotel Yellow, em Monte Gordo. O ‘Triatlo Ibericman’ é organizado pelo Club Deportivo Iberman com a colaboração da Câmara de Vila Real de Santo António e da Federação de Triatlo de Portugal.

A V edição do triatlo longo Ibericman faz parte do calendário de provas que pretende transformar os municípios da Eurocidade do Guadiana (Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte) na capital internacional do triatlo. “Para atingir este objectivo, as localidades fronteiriças estão a desenvolver um conjunto regular de competições de média e longa distância, cujos percursos incluem a travessia da fronteira do Guadiana, internacionalizando o triatlo”, refere a autarquia.

Para informações adicionais sobre a prova ou sobre os percursos pode consultar o site http://www.ibermantriatlon.es/.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

- Pub -