Projecto ‘Praia Segura’ dá assistência aos banhistas em Outubro

Projecto ‘Praia Segura’ dá assistência aos banhistas em Outubro

1250
PARTILHE
Praia Segura
AllRescue disponibiliza uma moto 4×4 de assistência a banhistas equipada com meios de salvamento

A AllRescue – Associação de Nadadores-Salvadores criou o projecto ‘Praia Segura’ que disponibiliza, durante os períodos de fim-de-semana do mês de Outubro e nos dias mais convidativos à praia, uma equipa de dois voluntários (um nadador salvador e um socorrista) e uma moto 4×4 de assistência a banhistas, equipada com meios de salvamento, mala de primeiros socorros, plano rígido, oxigenoterapia e desfibrilhador automático externo (DAE).

O aumento do turismo e as condições climatéricas favoráveis aumentam a utilização das zonas balneares e, de acordo com a associação, “a utilização dessas zonas inicia-se por vezes em Abril e termina no final de Outubro. Estes períodos representam um maior risco para a utilização das zonas balneares, pois o estado do mar provoca alterações dos fundos, o que pode provocar alterações nas correntes e mudanças na intensidade das ondas, aumentando o risco para os banhistas”.

Iniciativa decorre na Praia de Faro

A iniciativa da AllRescue decorre na praia de Faro, de manhã e de tarde, com a colaboração da Capitania de Faro, da Câmara de Faro, de estabelecimentos locais e de vários apoios conseguidos.

Fora do período da época balnear, a vigilância e assistência a banhistas é suspensa, sendo todo o socorro prestado através do número nacional de emergência (112), cujos “tempos e meios de resposta não se encontram adequados à situação, condicionando gravemente o resultado do socorro”, considera a Associação de Nadadores-Salvadores.

Comentários no Facebook