(Re)Visite todo o Algarve num périplo pela Cultura de Outubro até Maio

(Re)Visite todo o Algarve num périplo pela Cultura de Outubro até Maio

815
PARTILHE
365 Algarve
São 365 dias plenos de emoção, devaneio e ilusão
Festivais

Uma mão cheia de propostas imperdíveis é o que propõe o 365 Algarve no que toca a festivais. Há os para todos os públicos e para todos os gostos ao longo da extensa programação.

Destaque do Cultura.Sul para o LUZA, Festival Internacional de Luz do Algarve (24 a 26 de Novembro, Loulé); Festival do Contrabando (23 a 25 de Março, Alcoutim); Festival Algarve Jazz Gourmet Moments (25 a 27 a Maio, Lagos).

mao cores
Há festivais para todos os públicos e todos os gostos

Mas há mais, muito mais para viver neste colectivo de imersão cultural, a Festa dos Sentidos (Outubro e Novembro, Lagos); o Festival Verão Azul (17 a 28 de Outubro, Faro e Lagos) e o Festival Internacional de Piano do Algarve (Janeiro a Abril, Portimão), prometem.

Ao mesmo tempo o FIMA – Festival Internacional de Música do Algarve (Março a Maio por todo o Algarve) e o imperdível VIDEO LUCEM (Outubro a Maio, Faro, Lagoa, Tavira, Loulé, VRSA, Aljezur e Silves), são outras das chamadas de atenção.

- Pub -

Vemo-nos por estas andanças num palco perto de si e disfrutemos desta aventura que é a cultura feita multidão.

Gastronomia
cataplana
Gastronomia é dona e senhora de um lugar de destaque no 365 Algarve

O que é o Algarve sem uma boa mesa e que melhor maneira de celebrarmos a tão nossa Dieta Mediterrânica do que vivê-la.

A gastronomia é dona e senhora de um lugar de destaque no 365 Algarve e promete não deixar por mãos alheias o que lhe compete: juntar-nos a todos e fazer-nos comensais de mais do que de primores da arte culinária, levando-nos ao banquete da cultura.

Não se faça rogado que a mesa é farta com CataPlay (Dezembro a Maio, Faro, VRAS, Loulé e Vila do Bispo); numa verdadeira ode à celebrada cataplana algarvia.

Mas a interculturalidade também entra nos convites com Pasta e Basta Um Mambo Italiano. Lembra-se de Sophia Loren, a voluptuosa Smargiassa, pois a pasta italiana apresenta-se também ela recheada de volúpia e é a estrela do teatro culinário que propõe uma experiência única (Novembro, Rogil, Aljezur e Monchique).

A festa continua com o Terras de Maio num desafio a passar pelo Azinhal em Castro Marim e deixar-se levar pelos segredos que a serra conserva na arte de bem-fazer no que toca à gastronomia.

Não deixe de marcar na sua agenda porque o 365 Algarve convida a lambuzar-se.

Música
musica
365 tem várias propostas musicais

Enche-nos a alma e à parte do que já tem de presença no campo dos festivais, o 365 tem várias propostas no que respeita à música.

A Gala do Acordeão promete arrebatar os amantes deste instrumento em Faro, a 4 de Novembro, numa homenagem a Hermenegildo Guerreiro, o grande mestre.

Conchorta é a proposta para Monchique e Aljezur, também em Novembro, num apelo à vida de hortelão pela mão de Biagio Biagini e de Luigi Carlone que prometem enlevar-nos nesta horta onde crescem canções pop, rock e modernas que contam as histórias das beringelas, dos pimentos e das courgettes.

Já o Jazz nas Adegas é a incontornável chamada entre Janeiro e Março num brinde que junta os vinhos regionais e a excelência do género musical. Os espaços das quintas e vinhedos do Algarve feitos palco de mil sons é o fascínio proposto neste encontro de todo improvável e, antes, mais do que provável entre os etílicos dos dois mundos.

Venha daí e deixe-se embalar pelas notas e melodias deste 365 Algarve que promete dar o tom de uma invernia bem mais cultural.

… e muito mais
artes2
Esta é a segunda edição do 365 Algarve

Destacámos muito do que pode ver, ouvir, sentir e viver no 365 Algarve, que abraça a segunda edição a partir de agora.

Mas o muito mais do programa cultural regional de Inverno estende-se pelas exposições, espraia-se pelo teatro, espreguiça-se na animação do património, enrola-se no circo contemporâneo e cobre-se também com a sétima arte. Tudo para que não fique nem na cama, nem no sofá, que a vida faz-se vivendo e a cultura é mais do que razão para que abandone o aconchego de casa e se deixe aquecer pelo muito que há para viver.

Há dias assim e o 365 Algarve quere-os todos plenos de emoção, devaneio e ilusão.

Pode saber tudo sobre o que acontece por estes dias e até Maio no site do 365 Algarve e agora que já sabe, o que faz ainda aí?!

Toda a programação em 365algarve.pt.

(Artigo publicado na edição papel do Caderno de Artes Cultura.Sul de Outubro)

Facebook Comments

Comentários no Facebook