Segunda fase de requalificação da praia de Monte Gordo avança em Novembro

Segunda fase de requalificação da praia de Monte Gordo avança em Novembro

1899
PARTILHE
Passadico de Monte Gordo (1)
Concessionários vão ser acessíveis através do corredor central e da Avenida Marginal

A autarquia de Vila Real de Santo António inicia, no próximo dia 15 de Novembro, a segunda fase da obra de requalificação da Praia de Monte Gordo, que prevê a demolição dos antigos apoios de praia e a construção de novas estruturas em materiais uniformizados, que ficarão ao mesmo nível do passadiço.

O município prossegue com a renovação de uma das suas principais zonas balneares que, na primeira fase, concluída em Julho, dotou a praia do maior passadiço do sotavento algarvio, com uma extensão de três quilómetros, avaliado em um milhão de euros.

O plano, já aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), contempla agora a construção de 18 novos concessionários, que vão substituir os actuais, sendo futuramente acessíveis quer através do corredor central, quer da Avenida Marginal.

Empresários que detinham actividade regularizada na praia não necessitam de submeter-se a concurso
Passadico de Monte Gordo (2)
Vão ser instaladas 18 novas unidades de apoio de praia

Conceição Cabrita, presidente da Câmara de Vila Real recorda que “o Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) aprovado pelo anterior executivo socialista da autarquia apenas previa a construção de oito apoios de praia mas, através da sua revisão e do conjunto de reuniões desenvolvidas entre a Câmara e a APA, foi possível a instalação de 18 unidades”.

Desta forma, a autarca adianta que “todos os empresários que detinham actividade na praia e possuíam a sua situação regularizada, não necessitaram de submeter-se a concurso, pondo-se fim ao sistema de licenças precárias que vigorava até ao momento”. De acordo com o estipulado pelos proprietários e pela APA, os actuais restaurantes podem funcionar até ao dia 1 de Novembro, data após a qual devem libertar as estruturas.

Processo de demolição vai ser conduzido pela Câmara
Passadiço_Praia de Monte Gordo_1
Construção dos novos apoios será suportada pelos proprietários

O processo de demolição será conduzido pela autarquia, enquanto a construção dos novos apoios de praia será suportada pelos proprietários. “No próximo Verão teremos já uma praia com mais qualidade, novos acessos e novos apoios, finalizando-se assim uma das maiores operações de requalificação urbanística e ambiental levada a cabo no nosso concelho”, refere Conceição Cabrita.

A autarquia avança ainda que o passadiço não vai manter a altura actual e, “tal como sucedeu na obra de requalificação da praia da Manta Rota, a reconstrução da duna vai cobrir praticamente toda a estrutura de suporte do passadiço, vencendo a altura/cota actualmente existente. A tendência é que o passadiço fique ao mesmo nível do areal”.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook