Silves adere ao exercício público de cidadania ‘A Terra Treme’

Silves adere ao exercício público de cidadania ‘A Terra Treme’

758
PARTILHE
sismo2
Exercício público de cidadania no âmbito do risco sísmico realiza-se a 13 de Outubro

É já no próximo dia 13 de Outubro, às 10.13 horas, que Portugal realiza o exercício público de cidadania no âmbito do risco sísmico e a Câmara de Silves associou-se a esta iniciativa. Esta sexta-feira, o exercício ‘A Terra Treme’ tem a duração de um minuto e qualquer cidadão pode participar, individualmente ou em grupo.

Para além da autarquia, vários estabelecimentos escolares do concelho participam na iniciativa procurando sensibilizar e alertar alunos, corpo docente e auxiliares de acção educativa para estes gestos que, em situação real, podem ajudar a salvar vidas.

Silves vai colocar em prática os três gestos básicos de protecção em caso de sismo
Terra Treme
É a quarta vez que o exercício se realiza em Portugal

A Câmara de Silves promove junto dos seus funcionários um minuto em que todos devem pôr em prática os três gestos básicos de protecção em caso de sismo:

  • Baixar – baixar-se sobre os joelhos, pois esta posição evita que se possa cair durante o sismo, mas permite que a pessoa possa mover-se;
  • Proteger – proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procurar abrigar-se, colocando-se, se possível, sob uma mesa resistente e segurar-se a ela firmemente;
  • Aguardar – aguardar até a terra parar de tremer.

Esta é a quarta vez que o exercício se realiza em Portugal, promovido pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, em parceria com diversas entidades públicas e privadas. ‘A Terra Treme’ enquadra-se nos objectivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas e, para além da prática dos três gestos no minuto definido para o exercício, procura-se também promover a discussão e a aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo, sendo Portugal um território susceptível a ocorrências sísmicas.

Comentários no Facebook