Tsunami de 1755 é tema de palestra no Centro Ciência Viva de...

Tsunami de 1755 é tema de palestra no Centro Ciência Viva de Lagos

1980
PARTILHE
pedro costa
O investigador Pedro Costa vai proferir duas palestras em Lagos

O Centro Ciência Viva de Lagos realiza mais uma 6a Com Ciência na próxima sexta-feira, 3 de Novembro, pelas 20.30 horas, e desta vez o tema será o impacto do Tsunami de 1755 no Algarve.

O professor doutor Pedro Costa, da Universidade de Lisboa, explicará de que forma e até onde este tsunami terá afectado todo o Algarve.

Até onde avançou a onda? Qual o efeito destruidor deste tsunami? Como conseguem os cientistas saber os efeitos de um fenómeno ocorrido há séculos? São algumas das questões a que Pedro Costa procurará responder.

Já no dia anterior, 2 de Novembro, este investigador irá proferir outra palestra, que terá como participantes a Tertúlia de Lagos e irá decorrer num restaurante da cidade. Esta colaboração com este grupo de cidadãos de Lagos visa incrementar a relevância da Ciência na sociedade lacobrigense, complementada com a palestra no dia seguinte para o grande público no edifício do Centro Ciência Viva de Lagos.

cartaz tsunami 1755
Iniciativa pretende mostrar a relevância da Ciência na sociedade lacobrigense

Pedro Costa é professor auxiliar convidado e é investigador pós-doutorado no Instituto Dom Luiz e Departamento de Geologia, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa.

A investigação que tem desenvolvido foca-se no estudo de processos costeiros utilizando ferramentas sedimentológicas e geomorfológicas, conjugada com modelação numérica e física, com o propósito de compreender as alterações morfológicas e sedimentares provocadas por catástrofes naturais (e.g. tsunamis e tempestades).

Esta investigação tem possibilitado uma melhor caracterização (i.e. reconstrução detalhada) de eventos tsunamigénicos (e.g. 1755 e Storegga) no estabelecimento de run‐up, extensão de inundação, proveniência, fases de inundação, entre outros.

Facebook Comments

Comentários no Facebook