UAlg promove novo curso de Biologia Marinha na China

UAlg promove novo curso de Biologia Marinha na China

256
PARTILHE
- Pub -
China Education Expo
UAlg participa pela primeira vez na China Education Expo

A Universidade do Algarve (UAlg) está na China a promover o novo curso de Biologia Marinha leccionado em inglês. É a primeira vez que a UAlg participa na China Education Expo, a maior feira de educação da Ásia que, até 29 de Outubro, passa pelas principais cidades: Pequim, Cantão e Xangai.

A exposição atrai mais de 60 mil alunos chineses do ensino secundário e superior, e nela estão presentes centenas de instituições universitárias provenientes de mais de 40 países. A UAlg partilha com outras universidades portuguesas o pavilhão ‘Universities Portugal’ e faz-se representar pelo coordenador do Gabinete de Comunicação, André Botelheiro. Da comitiva faz ainda parte Adelino Canário, professor catedrático da UAlg e coordenador do Centro de Ciências do Mar (CCMAR).

André Botelheiro destaca a boa receptividade por parte dos alunos chineses
China Education Expo1
UAlg oferece a licenciatura em Biologia Marinha integralmente leccionada em inglês

André Botelheiro refere que “os muitos alunos chineses que nos abordaram mostram grande interesse pela realidade portuguesa, nomeadamente a boa qualidade de ensino e de investigação das instituições de ensino superior, conjugada com o facto de o custo de vida e das propinas, ser inferior à média europeia, bem como o elevado índice de segurança do país e a importância da língua portuguesa no mundo”. O responsável pela comunicação da UAlg destaca “a boa receptividade que os 30 programas leccionados pela UAlg em língua inglesa tiveram junto dos alunos chineses”.

No próximo ano lectivo (2018/2019), a UAlg oferece a licenciatura em Biologia Marinha, integralmente leccionada em inglês, dando a hipótese aos alunos internacionais de frequentarem um curso de licenciatura com aulas em inglês. Esta situação também já acontece nos cerca de 30 programas internacionais de ensino da UAlg, com 17 cursos de mestrado e 12 de doutoramento.

UAlg é parceira da Oceans University, em Xangai
China Education Expo2
Dez alunos chineses inscreveram-se na UAlg no último ano

Só no último ano, inscreveram-se na UAlg dez alunos de nacionalidade chinesa em cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento. No passado mês de Julho, 25 alunos da Oceans University de Xangai frequentaram uma Summer School no CCMAR da UAlg e ficaram a conhecer as áreas de investigação do centro e o nosso país numa road trip de duas semanas, passando por Lisboa, Coimbra e Porto. Esta é já a terceira edição da Summer School no CCMAR, que tem resultado da estreita colaboração da academia algarvia, com a Oceans University, de Xangai.

A participação da UAlg insere-se no projecto ‘Algarve is Our Campus – Study and Research in Algarve’, co-financiado pelo Programa Operacional Regional do Algarve – CRESC Algarve 2020, através do Sistema de Apoio a Acções Colectivas – Internacionalização, que tem como objectivo promover e reforçar a notoriedade e atractividade da UAlg e da região, através da implementação de acções que visam a internacionalização e o consequente aumento do número de estudantes, docentes e investigadores internacionais.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)