Apresentação do livro infantil ‘A Pomba Lina’ teve casa cheia em Castro...

Apresentação do livro infantil ‘A Pomba Lina’ teve casa cheia em Castro Marim

235
PARTILHE
pomba lina (8)
Livro foi apresentado perante um auditório repleto e emocionado

O livro “A Pomba Lina”, da autoria de Fátima Valentim e com ilustrações de Nuno Rufino, foi esta quarta-feira, 22 de Novembro, apresentado na Biblioteca Municipal de Castro Marim, para um auditório repleto e emocionado.

É uma história feita de sonho e de acreditar. Destinado aos pequenos leitores, o livro “A Pomba Lina” apresenta ao leitor a única pomba do mundo capaz de sonhar! E com ela uma história de amizade entre a pomba, uma menina e um camaleão.

Na apresentação, conduzida pela jornalista Susana de Sousa, estiveram a autora, Fátima Valentim, o ilustrador, Nuno Rufino, a vice-presidente da Câmara de Castro Marim, Filomena Sintra, o professor Pereira de Campos, a professora Adelaide Rosa e a educadora Susana Camesele.

pomba lina (15)
A obra apresenta a única pomba do mundo capaz de sonhar

Inspirado em Vila Real de Santo António, mas não só, “a Pomba Lina é uma história da nossa história, Baixo Guadiana, que nos ensina a amar o lugar, de uma forma simples e frutuosa. É uma história contada por uma ‘menina’, que fala com as mãos, com as palavras, mas com um magnetismo especial no olhar, que brilha e nos prende, não fosse ela educadora de infância”, afirmou Filomena Sintra, referindo-se à autora Fátima Valentim. Às palavras da autora junta-se a ilustração de Nuno Rufino, “um ilustrador exímio, pacato no discurso, deslumbrante na cor e na tela”, realçou ainda a vice-presidente.

Fátima é também autora do livro infantil “À Procura da Liberdade” [2015], cujo cenário é Castro Marim, mas com uma abordagem que se transporta para qualquer lugar. “Este é, sem dúvida, um instrumento pedagógico que terá asas para se eternizar. Em sentido figurado, tal como as asas da Pomba Lina, uma pomba que sonha, e que cria amizades na diferença, no maior respeito pelos valores patrimoniais da sua casa”, continua a vice-presidente em referência a esta anterior obra.

pomba lina (5)
Apresentação contou com momentos musicais de Bruno Correia no saxofone

A apresentação foi intercalada por momentos musicais de Bruno Correia, maestro da Banda Musical Castromarinense, no saxofone, e Rita Aires no piano, coreografados por Maria Ana Rita, aluna do Agrupamento de Escolas de Castro Marim.