Arranca hoje em Tavira o 11º Colóquio Interdisciplinar sobre Provérbios

Arranca hoje em Tavira o 11º Colóquio Interdisciplinar sobre Provérbios

1153
PARTILHE

A nata mundial da paremiologia já está em Tavira para o 11º Colóquio Interdisciplinar sobre Provérbios (ICP17) e, até dia 12 de Novembro, economistas, linguistas, paremiólogos e outros especialistas reúnem-se no Hotel Vila Galé para mais uma vez dar corpo ao evento coordenado por Rui Soares, presidente da Associação Internacional de Paremiologia (AIP).

Na sessão de abertura que decorreu hoje, 5 de Novembro, Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira, salientou a importância deste colóquio para a cidade. “Todos os anos o colóquio reúne em Tavira vários peritos de nível internacional e não tenho dúvidas de que a riqueza das suas reflexões é um contributo sólido para a linguística, para a tradição e para a nossa cultura”, afirmou o presidente.

Cultura popular é rica em provérbios
Coloquio Interdisciplinar sobre Proverbios (4)
Aires Carvalho revelou intenção de construir uma Casa dos Provérbios em Tavira

Alexandra Gonçalves, directora regional de Cultura do Algarve, acredita que “a força das palavras ganha um peso reforçado com os provérbios. A cultura popular está cheia de provérbios e a AIP e os seus membros são transmissores e intérpretes desses provérbios”. Para Anna-Paula Ormeche, coordenadora nacional da Rede de Centros e Clubes UNESCO, “um provérbio é transmissão de conhecimento, cultura, sabedoria e património. É uma forma de criar pontos comuns entre os vários povos e é isso que a UNESCO pretende”.

Na sessão de hoje marcaram também presença Outi Lauhakangas,  presidente da Assembleia-Geral da AIP – IAP; Tom Schrijvers, representante do Dutch Club of Papercutting and the Museum on the Art of Papercutting, Westerbork, The Netherlands; e Stanislav Kázeeký, embaixador da República Checa em Portugal, que fez questão de referir que este evento é a sua última actividade em Portugal enquanto embaixador. Aires Carvalho, presidente da Federação Portuguesa das Associações, Centros e Clubes UNESCO, também presente na sessão, mencionou a Casa dos Provérbios que está a ser construída no Alentejo e revelou intenção de construir mais uma Casa dos Provérbios em Tavira.

Cerca de 100 especialistas participam no evento
Coloquio Interdisciplinar sobre Proverbios (11)
Especialistas de 26 países participam no evento

Comentários no Facebook