Câmara de Loulé e IKEA apostam na criatividade e artes tradicionais

Câmara de Loulé e IKEA apostam na criatividade e artes tradicionais

687
PARTILHE
loule design lab - loule 2
Protocolo assinado entre representantes da Câmara de Loulé e do IKEA visa apoiar a criação de um polo de criatividade

A Câmara de Loulé e o IKEA Portugal celebraram um acordo que tem em vista apoiar a criação, em Loulé, de um polo de criatividade, aliando o trabalho de designers ao dos artesãos tradicionais, dinamizando o empreendedorismo local.

Numa altura em que já se encontra em funcionamento o Loulé Design Lab, estando prevista a médio prazo o arranque do ECOA que irá constituir-se como um Espaço de Competências de Artes e Ofícios no edifício do Palácio Gama Lobos (as obras de reabilitação estarão concluídas dentro de um ano), o gigante do mobiliário sueco irá associar-se a estas acções com todo o seu know how internacional na área do design, numa acção integrada que terá também a Universidade do Algarve como parceiro.

“Loulé está aqui a apresentar-se publicamente como uma cidade que tem um caminho a percorrer, seleccionou um projecto para o seu futuro que passa pelas indústrias criativas, por reabilitar as nossas actividades criativas tradicionais, que se materializam na actividade do artesanato, juntando-lhe contemporaneidade, podendo tirar algum partido económico desta actividade”, considerou o presidente da autarquia, Vítor Aleixo. Nesse sentido, este responsável acredita que o IKEA, recém-chegado ao Algarve e ao concelho de Loulé em particular, “poderá trazer a sua experiência internacional para enriquecer este projecto”.

loule design lab - loule
Actualmente estão incubados no Loulé Design Lab 10 projectos com 14 pessoas residentes e ainda 4 projectos de utilizadores pontuais

Da parte do IKEA, Cláudia Domingues falou das razões que unem a empresa nórdica a este projecto algarvio: a ligação ao design e criatividade, o trabalhar sempre para melhorar e também o facto de espaço de cocriação. “Chegámos há pouco tempo ao Algarve, queremos estar mais ligados ao dia a dia da região. Por outro lado, a perfeita harmonia com os valores da nossa empresa fez com que estivéssemos obviamente disponíveis. Podemos transmitir um pouco do nosso know how trazer aqui convidados que possam ajudar a pensar de outra forma e trazer um pouco da inspiração de fora”, reafirmou esta responsável.

Comentários no Facebook