Castro Marim celebra São Martinho com programa especial

Castro Marim celebra São Martinho com programa especial

602
PARTILHE
- Pub -
s. martinho
A castanha assada, o vinho e a jeropiga não faltarão nas comemorações de São Martinho

No concelho de Castro Marim a tradição do São Martinho faz-se celebrar no dia 11 (sábado) em Odeleite e Castro Marim, no dia 12 (domingo) em Alta Mora e no dia 18 em Altura. Além do característico magusto, com castanha assada, vinho e jeropiga, estes convívios vão contar ainda com animação musical.

A partir das 15 horas, o Largo 25 de Abril em Odeleite dará lugar a um baile animado por “Fábio Vicente”. Em Castro Marim, na Praça 1º de Maio, a animação começa pelas 16 horas, com “Zé Aníbal”, seguindo-se a actuação do Grupo Etnográfico “Amendoeiras em Flor”. Altura recebe, junto ao Mercado Municipal, a partir das 16 horas, a animação do acordeonista Sílvio Campos, mas contará também com uma original sessão de terapia do riso, a ter lugar na junta de freguesia pelas 15 horas. As melhores iguarias locais estarão também à venda por aqui, logo a partir das 9 horas.

Na Cumeada da Alta Mora, freguesia de Odeleite, o convívio começa mais cedo, pelas 9 horas, com um passeio pedestre pelos montes e vales de Alta Mora, com passagem pela Ribeira do Beliche, num percurso que termina com um almoço para todos os participantes. Com um custo de 12 euros por participante, as inscrições estão a decorrer e podem ser feitas através do e-mail arcdaa@gmail.com ou do número 965 284 657. Depois de almoço começa o Magusto de São Martinho, oferecido pela ARCDAA e animado pelo “Duo Inovação”. Neste convívio tem ainda lugar o Mercadinho de S. Martinho, onde se poderão encontrar as melhores iguarias locais, como o afamado pão caseiro, o mel de rosmaninho e frutos secos, e também uma rica e diversificada mostra de artesanato.

O “Dia da Castanha”, em Castro Marim, o “Mercadinho da Castanha”, em Altura, e as “Festas de S. Martinho”, em Odeleite, são iniciativas das Juntas de Freguesia locais.

Recorde-se que o Dia de São Martinho, celebrado a 11 de Novembro, está associado o ritual do magusto. Com o pretexto de provar as primeiras castanhas e o novo vinho, familiares e amigos reúnem-se num convívio ensolarado, se houver justiça à lenda de São Martinho, “o santo do Inverno que traz o Verão”.

O XIII Convívio de S. Martinho, em Alta Mora, é organizado pela Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos de Alta Mora (ARCDAA), com o apoio do Município de Castro Marim.