Cine-Teatro Louletano promove espectáculo ZYG para bebés

Cine-Teatro Louletano promove espectáculo ZYG para bebés

265
PARTILHE
- Pub -
performance ZYG
Performance destina-se às creches da cidade e às famílias

A partir de dia 8 de Novembro e até dia 12 deste mês, o Cine-Teatro Louletano apresenta a instalação-performance ZYG, uma experiência artística num espaço imersivo onde a música e a dança se cruzam para explorar as fronteiras entre a comunicação, o jogo informal, a descoberta dos sentidos e o instinto da arte.

Aprofundando a aposta estratégica, em termos programáticos, na arte para a primeira infância e a parceria que tem vindo a ser desenvolvida ao longo deste ano com a Companhia de Música Teatral, o espectáculo ZYG envolve agora as creches da cidade de Loulé, para além das famílias, sendo especialmente pensado para crianças dos zero aos 36 meses.

Cenário e som são elementos essenciais no espectáculo

O dispositivo cénico de ZYG é uma estrutura de elementos de madeira articulados que definem um espaço poético: um conjunto de objectos de formas orgânicas coloridas, num chão branco, que complementa os elementos de madeira. O conjunto resulta numa estrutura aberta, em comunicação com o exterior, onde o diálogo entre o vazio e as linhas orgânicas da madeira cria a sensação de espaço delimitado, íntimo, acolhedor, convidativo ao entrar e ao estar.

O som é o outro elemento essencial na definição do espaço e foi igualmente concebido para criar uma envolvência simultaneamente física e poética. Quatro pontos independentes de difusão sonora estão integrados na estrutura, produzindo um manto onde coabitam sons electrónicos, da paisagem sonora, da voz humana, de objectos ou instrumentos alternativos, algumas memórias de projectos anteriores, mas aqui surgindo de forma quase inesperada. A estrutura propõe assim a possibilidade de ouvir de formas muito diferentes e pessoais, a várias ‘vozes’, seguindo vários trilhos possíveis desvendados pela escuta, seja a do ouvido ou a de outra qualquer forma de perceber a vibração que emana do espaço.

Espectáculo é conduzido por um bailarino

A instalação cruza-se com a dança e é proposta uma experiência mediada por um ‘interactor’ (um(a) bailarino(a)), que constrói o discurso do seu corpo em tempo real, como resultado das relações entre o som, os elementos cénicos e as crianças e adultos que entram no espaço.

As sessões nos dias 8, 9 e 10 de Novembro destinam-se às creches da cidade, enquanto nos dias 11 e 12 de Novembro (sábado e domingo) dirigem-se a famílias, nos seguintes horários: 10 horas, 10.45 horas e 11.20 horas. Cada sessão tem uma duração aproximada de 20 minutos e lotação máxima de seis bebés e seis adultos por sessão.

Esta instalação-performance requer inscrição prévia através do telefone – 289 414 604 (de terça a sexta-feira, das 13 às 18 horas) ou do e-mail cinereservas@cm-loule.pt. Para mais informações pode consultar a página de facebook do Cine-Teatro Louletano (www.facebook.com/cineteatrolouletano) ou o site (http://cineteatro.cm-loule.pt), ambos em permanente actualização.

Companhia de Música Teatral dedica-se à exploração da música como ponto de partida para a interação entre as várias técnicas e linguagens de comunicação artística

ZYG é uma co-produção da Companhia de Música Teatral e da Fundação Centro Cultural de Belém/Fábrica das Artes, em colaboração com a Companhia de Dança Contemporânea Norueguesa Dybwickdans, no âmbito do Programa Pegada Cultural | Primeiros Passos.

A Companhia de Música Teatral dedica-se à exploração da música como ponto de partida para a interação entre as várias técnicas e linguagens de comunicação artística dentro de uma estética que vai da música cénica ao teatro musical. Aposta num trabalho de articulação entre a investigação académica, a produção artística, a criação tecnológica, o envolvimento da comunidade e a divulgação de ideias sobre a importância da experiência musical em especial nas idades mais precoces.