O J completa cinco anos de edições

O J completa cinco anos de edições

1322
PARTILHE
Jady Batista Coordenadora Editorial do J
Jady Batista
Coordenadora Editorial do J

Parece que foi ontem que demos início a este projeto de divulgação do melhor que se faz em Olhão, nas áreas da juventude, da cultura, do desporto e da educação. Entretanto, já passaram cinco anos, 58 edições mensais contínuas, a promover Olhão e as nossas gentes.

Em 2012, quando um grupo de jovens entre os 16 e os 18 anos, colaboradores da Casa da Juventude de Olhão (CJO), decidiram dar um passo em frente no trabalho que já se vinha a fazer, com a edição de uma fanzine (um desdobrável em tamanho A4), poucos acreditaram que hoje estariam aqui. Mas acreditou João Evaristo, na altura responsável pela CJO, e o actual presidente da Câmara Dr. António Miguel Pina (na altura vereador da Juventude).

O objetivo foi criar uma publicação feita por jovens, para os jovens, para promoção das suas ideias, projectos, actividades, mas também um espaço de divulgação de informação de interesse para a juventude. Ficou desde logo definido que a primeira página daria destaque a um jovem talento, por considerarmos que havia essa lacuna a nível dos órgãos de comunicação social – dar destaque aos jovens e às artes.

Ao longo de 58 edições destacámos mais de meia centena de jovens talentos. A cada ano, fomos alterando as rubricas e a paginação, sempre no sentido de melhorar, incluir mais assuntos, responder às necessidades e interesses de quem nos lê.

Mais de 500 páginas, 60 jovens talentos com destaque de primeira página, 750 notícias, 50 entidades divulgadas, compõem o currículo do J – Juventude Artes e Ideias. Acresce, ser a publicação com maior tiragem de Olhão e uma das maiores do Algarve; um projecto ímpar no país; uma publicação que para além da sua distribuição em mão e nos vários pontos do concelho acompanha O Olhanense e tem destaque mensal no Cultura.Sul, o caderno de artes do Postal do Algarve (distribuído com o jornal Público), está presente na internet, disponível no ISSUU, promovida pelo grupo de Facebook – inOlhão, com mais de 16 mil membros e com página própria, com mais de seis mil seguidores.

Ao fim destes cinco anos cabe-me agradecer mais uma vez a honra de poder coordenar este projecto desde a primeira edição, agradecer e dar os parabéns a todos os colaboradores, assim como a todos os que têm participado nesta iniciativa e, acima de tudo, aos leitores que nos têm acompanhado.

(Artigo publicado na edição papel do Caderno Cultura.Sul de Novembro)

Facebook Comments

Comentários no Facebook