Lagos: Centro Ciência Viva espia bactérias na Semana Mundial do Antibiótico

Lagos: Centro Ciência Viva espia bactérias na Semana Mundial do Antibiótico

136
PARTILHE
- Pub -
bacterias
Centro Ciência Viva de Lagos quer demonstrar a facilidade com que as bactérias têm em se propagar

Este no assinala-se pela primeira vez a Semana Mundial do Antibiótico (13 a 19 de Novembro) e o Centro Ciência Viva de Lagos vai celebrar este momento com o ensaio de cadeias de contágio com sete escolas do Ensino Básico do concelho de Lagos, entre 15 e 17 de Novembro.

O objectivo passa por demonstrar a facilidade com que as bactérias ou outros agentes patogénicos têm em se propagar e, para isso, serão abordadas questões como:

  • Já pensaste em quantas doenças podem ser transmitidas por microrganismos existentes nas mãos?
  • O que acontecerá se apertares a mão a alguém que acabou de espirrar e colocou a mão na boca, mas que ainda não a lavou?
  • Será que é possível ser contaminado com fungos, bactérias e vírus através do aperto de mão?
Iniciativa é promovida pela Organização Mundial de Saúde
Cartaz Semana Mundial do Antibiótico
Semana Mundial do Antibiótico decorre entre 13 a 19 de Novembro

Durante a Semana Mundial do Antibiótico é uma iniciativa promovida pela Organização Mundial de Saúde que pretende sensibilizar os profissionais de saúde e a população em geral para uma correcta utilização dos antibióticos, contribuindo assim para a diminuição da resistência das bactérias aos antibióticos.

O Centro Ciência Viva de Lagos vai também discutir medidas para combater os contágios e ajudar a controlar a propagação de vírus e bactérias para diminuir a transmissão de doenças, prevenindo o uso de fármacos como antibióticos.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)