Quarteira acolhe conferência sobre nutrição canina

Quarteira acolhe conferência sobre nutrição canina

364
PARTILHE
- Pub -
Nutricao Canina1
Conferência é ministrada por Ana Teresa Peres e Joana Carido

A escola de treino canino Iron Dog Algarve vai organizar no próximo sábado, 11 de Novembro, uma conferência sobre nutrição canina com a médica veterinária Ana Teresa Peres e a nutricionista clínica Joana Carido, pioneiras nesta área em Portugal.

As especialistas vão juntar-se pela primeira vez no Algarve, pelas 9.30 horas, para ministrar esta conferência no Hotel Dom José, em Quarteira. No evento vão explicar como proporcionar uma alimentação completa, equilibrada e saudável aos animais, bem como outras importantes dicas de bem-estar canino.

A conferência é aberta ao público em geral mas destina-se sobretudo a proprietários de cães interessados em melhorar a alimentação dos seus cães, treinadores, tratadores, voluntários de abrigos, vendedores em lojas de animais, nutricionistas e veterinários.

Conteúdos abordados na conferência
Nutricao Canina2
Especialistas vão apresentar os vários tipos possíveis de alimentação do cão, desde a RAW até à ração

No próximo sábado, Ana Teresa Peres e Joana Carido vão passar alguns conceitos básicos de nutrição e fisiologia do cão; apresentar os vários tipos possíveis de alimentação do cão, desde a RAW até à ração; ensinar a avaliar e comparar rótulos de ração; calcular as necessidades do próprio cão para fazer alimentação natural; mostrar como enriquecer a alimentação do cão e quais os alimentos proibidos; desmistificar algumas ideias; e dar algumas dicas úteis para o dia-a-dia.

Em Portugal ainda não existe muita informação nesta área e as especialistas consideram que uma nutricionista clinica com especialização na alimentação canina não pode fazer muito mais para além de “ajudar quem pede, falar em conferências e escrever artigos. Mas no resto do mundo pode dar consultas de nutrição canina, avaliando a composição corporal do cão, calculando as suas necessidades nutricionais, tendo em conta o seu estado fisiológico e a eventual presença de patologias, e elaborando uma dieta”.

A iniciativa organizada pela escola de cães Iron Dog Algarve é patrocinada pelo Clube Português de Canicultura (CPC). As inscrições são obrigatórias para o e-mail info@irondog.pt e têm um custo de dez euros.

“Os cães também são aquilo que comem”, referem as especialistas
Nutricao Canina
Obra ‘ABCão: o livro de alimentação e bem-estar do seu cão’ é pioneira em Portugal

Na obra ‘ABCão: o livro de alimentação e bem-estar do seu cão’, pioneira em Portugal, Ana Teresa Peres e Joana Carido referem que “os cães também são aquilo que comem. A alimentação é algo inseparável da saúde e condiciona tanto o crescimento como a qualidade de vida de qualquer animal”.

Para as autoras, “a maior parte das pessoas ainda está agarrada à ideia de que só as rações é que são boas, que qualquer ração serve (principalmente aquelas que têm grandes anúncios nas televisões ou publicidades nos veterinários), que quem fala em alimentação natural está a referir-se aos restos da comida, e que cães gordos é que são fofinhos”.

Joana Carido é licenciada em Ciências da Nutrição e Mestre em Nutrição Clinica pela Universidade do Porto. Já fez vários cursos e seminários de nutrição canina, alguns de comportamento, linguagem corporal e treino, que ajudam a conhecer melhor o cão e as necessidades dos donos. É técnica de terapia assistida a cão pela escola Educan Madrid e a nutricionista da empresa A Marmita do Cão.

Ana Teresa Peres é mestre em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa e tem uma pós-graduação em Medicina Interna de Animais de Companhia. Fez um estágio intensivo em Medicina Interna no CHV- Frègis (Centro Hospitalar Veterinário de Referência em França) e várias formações nacionais e internacionais na mesma área. Actualmente trabalha como médica veterinária em clínica privada e está a concluir a licenciatura em Ciências Médicas pela Universidade de Lisboa.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)