O sucesso dos nossos alunos é o nosso sucesso

O sucesso dos nossos alunos é o nosso sucesso

425
PARTILHE
- Pub -
Rui André Personal trainer www.ruiandrecoaching.com
Rui André
Personal trainer
www.ruiandrecoaching.com

A nossa missão enquanto profissionais da área do exercício físico é ajudar o maior número de pessoas a atingir o seu objectivo, independentemente de qual seja esse objectivo.

O personal trainer da actualidade é aquele que se qualificou e que investiu e investe tudo, para garantir a quem o solicita: eficácia, eficiência, segurança, mas acima de tudo, a possibilidade de usufruir de treinos personalizados.

Quando nos solicitam, digo solicitam, porque a imposição não funciona bem nesta área, então este é o momento certo para ajudar. Descobrimos os interesses e necessidades dos nossos alunos, muitas vezes até fragilidades e é neste ponto que actuamos. Desenvolvemos objectivos a curto médio prazo, de uma forma flexível, porque cada aluno é o aluno, cada dia é um dia e porque não actuamos de forma sistemática, como se de uma linha de montagem se tratasse.

Ninguém é melhor do que tu, a não ser que tu queiras

 

personal trainer
Um personal trainer é um profissional apaixonado pelo que faz, que ama os seus alunos

Tentamos através dos nossos conhecimentos técnicos tratar muitas vezes patologias e proporcionar com isso, benefícios na saúde e bem-estar. Acreditamos na seguinte premissa: “Ninguém é melhor do que tu, a não ser que tu queiras”. E é com ela na nossa mente que trabalhamos todos os dias.

Um personal trainer é um profissional apaixonado pelo que faz, que ama os seus alunos e que lhes proporciona uma dedicação inesgotável, com treinos variados e actuais, organizados e dinâmicos. O acompanhamento pré, durante e pós treino é obrigatório e as novas tecnologias de informação e comunicação ajudam no processo. É possível ‘estar’ com os nossos alunos fora do âmbito do treino e perceber a cada segundo, o que se passa com eles. Em presença, temos a capacidade de analisar os teus gestos, de te olhar, de te ouvir, de te perceber e assim, elevar o teu estado de espírito, para que te esgotes naquele treino com uma energia inigualável.

Não existem missões impossíveis

Todos os teus sonhos podem ser reais se te for incutida a coragem para os materializar e fazer com que passem do domínio imaginário, para o domínio do que é visível e palpável. Não existem missões impossíveis.

O primeiro passo será encontrares um profissional à tua medida, que esteja em sintonia contigo, que te queira conhecer e que saiba extrapolar os teus limites. Nós temos a capacidade de ouvir e respeitar a individualidade, porque nós somos diferentes.

Como profissional, educador, motivador e alguém que inspira pessoas a atingir um nível físico e emocional superior, escrevo este artigo no sentido de consciencializar as pessoas deste mundo do fitness. Temos que olhar para cada aluno, sócio, cliente, colega, amigo de uma forma mais profunda, percorrendo uma vertente que vai muito para além da componente física.

Estamos num mundo diferente e precisamos cada vez mais, da componente emocional para paralelamente encontrarmos o equilíbrio e aumentarmos a nossa capacidade física para continuarmos a evoluir na espécie.

Criar um compromisso na maioria das vezes provém da empatia criada numa primeira abordagem, num aperto de mão, num primeiro olhar. É importante que nos sintamos especiais enquanto profissionais, para que esse ‘feeling’ se transponha para os nossos alunos. Temos que os contagiar com energia, ou simplesmente diverti-los porque muitas vezes somos o melhor do seu dia e temos capacidade de tornar um treino banal num momento excepcional.

Treino, empatia e emoções
personal trainer
Todos os teus sonhos podem ser reais

Em boa verdade, todos gostamos de ser bem servidos e de sentir que se preocupam connosco, de ter vontade de retribuir o bem-estar que nos foi proporcionado. É essa relação que marca o treino personalizado, a relação professor-aluno, relação bidirecional, em que um aprende com a mesma vontade que o outro ensina, em que ambos se sentem especiais.

Quantas vezes escolhemos uma loja específica ou um restaurante referenciado para jantar? Escolhemos pelos profissionais que lá trabalham? Pelo trato e educação que se apresentam? Quantas vezes nos atraímos por um nome, que até pode ser comum, mas que é o nome que identifica aquela pessoa especial, seja o professor ou o aluno? Quantas vezes sentimos empatia com uma pessoa para a qual não existe explicação? Quantas vezes gostamos de alguém com quem nos identificamos, sem perceber porquê.

No treino personalizado devido à proximidade que temos com os alunos, temos que cultivar a arte de bem receber e de provocar emoções fortes, que podem ser de insegurança, de energia, de auto-estima em alta, de medo de não conseguir, de desafio, de felicidade, de exaustão, de prazer, mas provocar emoções. O segredo é provocar, porque ninguém gosta de viver a vida de forma morna, sem graça e sem sabor, provocar emoções é a palavra de ordem, para que consigamos levar estas pessoas ao infinito do sucesso.

Treino personalizado, se o estado de espírito do aluno necessitar
personal trainer
A relação com o personal trainer é como uma relação pessoal de amizade

Por muito que um aluno venha com uma ideia pré-concebida em relação ao treino inicial, é difícil ir de encontro ao que ele precisa e o que ele mais gosta. Até preparamos um treino para aquele dia, mas no primeiro impacto com o nosso aluno, percebemos de imediato pelo seu semblante, que não vai resultar, apenas pelo seu olhar, pela sua forma de falar nesse dia. É preciso adaptar de imediato e transformar um plano previamente feito para outro improvisado e que se enquadre no estado de espírito do nosso aluno, naquele momento. Ora nada disto é possível, se não o conhecermos como nos conhecemos a nós próprios. É assim o treino personalizado.

Algumas das melhores coisas da vida são: a felicidade, o sucesso e o amor. Os relacionamentos positivos e duradouros dependem dos três primeiros factores e chamamos a isto, inteligência emocional. É a habilidade para reconhecer e comunicar com outras pessoas. Quando atingimos a capacidade de fazer estes dois processos podemo-nos considerar pessoas extremamente fortes e capazes de enfrentar os maiores desafios.

Temos de saber ouvir para além do audível, saber ler nas entrelinhas, observar o que não se vê e agir no momento certo… contagiar os outros com alegria e diversão.

A relação com o personal trainer é como uma relação pessoal de amizade, ou mesmo de intimidade, onde tem que existir uma grande dinâmica e capacidade de improviso para que os dias sejam diferentes, para que a relação não entre na rotina e na monotonia e acabe por morrer por falta de vigor.

A estas pessoas acrescentamos valor, porque nos desafiam, porque nos motivam, porque nos divertem e nos fazem sentir bem. Aprendemos e progredimos ao longo do tempo a ser melhores. Treinos desafiantes, treinos diferentes, treinos intensos, resultados apaixonantes.

Se podemos treinar sozinhos ou em grupo, sem qualquer tipo de orientação? Podemos, mas não seria a mesma coisa.