Tavira assinala Semana da Diabetes com programa repleto de actividades

Tavira assinala Semana da Diabetes com programa repleto de actividades

539
PARTILHE
- Pub -
Semana da Diabetes
Jorge Botelho é o padrinho do evento

Tavira assinala a Semana da Diabetes com um programa repleto de actividades que contempla a dinamização de actividades com alunos dos estabelecimentos escolares. A sessão de abertura terá lugar no dia 14 de Novembro, pelas 9 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e será seguida da apresentação ‘Olhar para o Futuro – Projecto Comunitário Viver Bem com a Diabetes’.

Pelas 10 horas, o Mercado da Ribeira recebe Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira e padrinho do evento, para o corte inaugural da fita azul.

Iniciativa integra rastreios feitos por profissionais de saúde certificados

No período da tarde, pelas 14 horas, decorre a acção ‘Prevenir… é o melhor remédio para a diabetes!’, uma iniciativa que integra rastreios feitos por profissionais de saúde certificados, destinada à população adulta e sénior. A celebração encerra, pelas 15 horas, com a actuação do Grupo de Cantares ‘Lado a Lado’.

Hip hop kids, com a professora Joana Baltazar, largada de balões azuis, círculo humano unidos pela diabetes e criação de um mural da saúde com as crianças são algumas das actividades em que participam os alunos dos estabelecimentos escolares.

No dia 15 de Novembro, pelas 14 horas, realiza-se no auditório do Clube de Tavira, em parceria com a Junta de Freguesia de Tavira, a iniciativa ‘Lado a Lado com a Diabetes’, à qual se segue a actuação ‘Avós em movimento’.

Aumento acentuado da prevalência da diabetes é preocupante em Portugal e no mundo
semana_diabetes
Semana da Diabetes é celebrada desde 2011

A Semana da Diabetes é celebrada desde 2011 e visa sensibilizar e consciencializar a população para a prevenção e controlo da doença, assim como promover a cidadania saudável. O aumento acentuado da prevalência da diabetes é preocupante em Portugal e no mundo, pelo que importa unir esforços na luta contra a sua expansão e reduzir os danos morais, físicos e económicos associados a esta patologia.

Esta iniciativa trata-se de uma organização da Unidade de Cuidados na Comunidade Talabriga (integrada no Aces Algarve III Sotavento da ARS Algarve, I.P.), em parceria com a Câmara de Tavira.

A UCC Talabriga desenvolve projectos comunitários como a ‘Literacia em Saúde’ ou ‘Viver com a Diabetes’, que engloba a Semana da Diabetes, nomeadamente através da realização de várias iniciativas comunitárias de prevenção e controlo da doença.

Consulte AQUI o programa completo do evento.