Exposição em honra de Carlos Porfírio assinala aniversário do Museu Regional

Exposição em honra de Carlos Porfírio assinala aniversário do Museu Regional

1336
PARTILHE
Carlos_Porfírio_quadro
Exposição é organizada pelo município de Faro e pela CCDR Algarve

No âmbito da celebração do aniversário do Museu Regional, que completou 55 anos no passado dia 15 de Dezembro, será inaugurada, uma exposição em honra de Carlos Porfírio e da sua obra, a 5 de Janeiro, pelas 18 horas, com presença do presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, do vice-presidente, Paulo Santos, e do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), Francisco Serra.

A mostra estará patente na sala de exposições da CCDR ,no edifício onde se localiza também o Museu Regional do Algarve, até ao dia 30 de Março de 2018.  De acordo com a autarquia, “esta mostra é uma oportunidade interessante de ver reunidos alguns dos quadros de Carlos Porfírio de uma série mais alargada”. A organização é do município de Faro e da CCDR Algarve, com o apoio das autarquias de São Brás de Alportel, Silves, Loulé e Olhão.

Carlos Porfírio rubricou um conjunto de obras representativas do património cultural dos concelhos algarvios

Carlos Porfírio, um dos maiores pintores nascido no Algarve, esteve na criação do então Museu Etnográfico, aberto a 15 de Dezembro de 1962, e rubricou um conjunto de obras representativas do património cultural dos concelhos algarvios.

Algumas dessas pinturas que regressam agora ao seu espaço original e voltam a integrar o discurso museológico que Porfírio tinha pensado para cada uma daquelas salas. Vão estar, assim, em exibição na sala de exposições da CCDR quadros de temas paisagísticos, tais como a Figueira e a Alfarrobeira, temas da arquitectura tradicional, a partir dos edifícios cubistas de Olhão e temas da festividade religiosa, com o conhecido trabalho da procissão de Nossa Senhora da Piedade de Loulé.

Facebook Comments

Comentários no Facebook