Segunda maior árvore de Natal do mundo em porcelana é portuguesa

Segunda maior árvore de Natal do mundo em porcelana é portuguesa

962
PARTILHE
Arvore natal porcelana (1)
Exposição pode ser visitada até dia 14 de Janeiro

Com cinco metros de altura e 2,5 toneladas de peso, a árvore de Natal de porcelana Vista Alegre, da autoria da artista plástica Cláudia Lopes, é a segunda maior árvore de Natal do mundo feita em peças de porcelana. A maior, com nove metros de altura e cinco mil peças de porcelana, é anualmente concebida na cidade belga de Hasselt, recorrendo a peças oferecidas pelos moradores da localidade.

Para a criação da árvore de Natal do MMIPO, a artista recorreu a peças da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre, em Ílhavo. As mais de três mil peças empilhadas fazem parte da exposição ‘Artes da Mesa – Tradição e Modernidade na Vista Alegre’ e estão em exposição até dia 14 de Janeiro, no Museu da Misericórdia do Porto.

Decoradores expõem várias propostas de decoração para a mesa de Natal
Arvore natal porcelana (3)
Artista Cláudia Lopes utilizou peças da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre

Entre a exuberância e a sobriedade, a tradição e o contemporâneo, o conservador e o inesperado, a exposição mostra as interpretações dos decoradores Guilherme do Vale, Isabel Pires de Lima, e a dupla Sofia Costa e Gonçalo Chen, da mesa em torno da qual toda a família se reúne anualmente na consoada. Os decoradores apresentam as suas propostas de mesa de Natal recorrendo a diversas colecções, clássicas e contemporâneas, de porcelana, biscuit, cristal e vidro da Vista Alegre. Cada um dos decoradores escolheu uma peça Vista Alegre como inspiração de todo o conceito de Mesa de Natal.

A inauguração decorreu na passada sexta-feira, 15 de Dezembro, contou com o apoio da marca de Vinho do Porto Niepoort e da marca de cutelaria Portuguesa Herdmar.

Facebook Comments

Comentários no Facebook