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Taviraverde: água para consumo humano volta a ser premiada com selo de qualidade exemplar

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jaime costa
Prémio foi recebido por Jaime Costa, presidente do Conselho de Administração da Taviraverde

Após o interregno de alguns anos na atribuição dos Selos de qualidade dos serviços de água e resíduos, a ERSAR voltou este ano a proceder à sua atribuição.

A Taviraverde foi uma das sete, entre 20 entidades algarvias, distinguidas com o Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano, numa cerimónia solene que teve lugar na “12ª Expo-Conferência da Água”, em Lisboa, no passado dia 8 de Novembro. No total do país, foram distinguidas 112 entidades.

Fizeram parte do júri, a ERSAR, o Jornal Água&Ambiente e várias entidades representativas do sector, designadamente a APDA, APESA, APRH, ESGRA, APEMETA e DECO; foram atribuídos selos de qualidade às entidades que evidenciaram “cumprir todos os critérios previstos no Regulamento aprovado, bem como o cumprimento de certos aspectos qualitativos no tema da governança todas as obrigações legais, não apresentando ocorrências significativas com impacte na qualidade do serviço prestado”.

A análise incidiu sobre os resultados da avaliação pela ERSAR, da qualidade dos serviços de águas e resíduos realizados pelas entidades gestoras no ano de 2016.

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Distinção exigiu o cumprimento de requisitos

Esta distinção exigiu o cumprimento de requisitos como a submissão atempada dos dados; 100% de avaliação dos indicadores aplicáveis à qualidade da água; 100% cumprimento do número de análises agendadas no programa de controlo de qualidade da água aprovado (PCQA); ≥99% cumprimento dos valores paramétricos; ≥99% cumprimento dos valores paramétricos de controlo de rotina 1 (Bactérias coliformes e Escherichia coli); ≥99% cumprimento de todos os valores paramétricos de cheiro e sabor.

Conforme refere em comunicado de imprensa, “a Taviraverde assegurou em 2016 o cumprimento da totalidade do número de análises agendadas no PCQA (num total de 1041 determinações), assim como o cumprimento de 99,9% nos valores paramétricos, 100% de cumprimento nos valores paramétricos de todos os CR1 e também dos parâmetros cheiro e sabor; cumpriu também integralmente com os critérios de submissão e determinação de indicadores de qualidade de serviço”.

Este prémio representa o reconhecimento do trabalho que a empresa efectua, servindo para “valorizar e dignificar todos aqueles que, diariamente, fazem com que os tavirenses se sintam seguros e confiantes na empresa municipal responsável pelos serviços de águas de abastecimento e águas residuais, recolha de resíduos sólidos urbanos, manutenção de espaços verdes, limpeza de praias e limpeza urbana”.

Recorde-se que esta foi a terceira vez que a ERSAR decidiu atribuir este selo de qualidade de serviço e que, de todas as vezes, a Taviraverde foi galardoada com o mesmo.

Para a Taviraverde, “este galardão é principalmente destinado aos nossos clientes, que todos os dias recebem em casa a água que produzimos!”.

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