Conferência recorda eleições em Loulé entre a Monarquia e a República

Conferência recorda eleições em Loulé entre a Monarquia e a República

544
PARTILHE
Arquivo Municipal de Loule
A entrada é livre para assistir à conferência ‘As eleições em Loulé no final da Monarquia Constitucional e início da I República’

Artur Barracosa Mendonça apresenta no próximo dia 20 de Janeiro, pelas 15 horas, no Arquivo Municipal de Loulé, a conferência As eleições em Loulé no final da Monarquia Constitucional e início da I República’, na primeira sessão deste ano do ciclo ‘O documento que se segue’.

O objectivo é recordar os vários actos eleitorais no concelho de Loulé, observando os candidatos a deputados e os resultados, sobretudo a distribuição dos votos nas várias freguesias, entre 1870 e 1910. A par com a questão estatística, procura recordar-se como foi a integração do concelho nos vários círculos eleitorais que existiram no Algarve durante esse período de transição entre a Monarquia e a República.

Neste evento com entrada livre serão ainda recordados alguns dos candidatos eleitos ou não pelo concelho e/ou o círculo eleitoral de Loulé nesse período e analisados os ecos de algumas eleições na imprensa regional e nacional com as acusações e queixas do que corria menos bem, identificando alguns dos protagonistas da vida política em Loulé nos finais do século XIX e início do século XX.

Artur Barracosa Mendonça já realizou diversas conferências sobre a História do Algarve

Artur Ângelo Barracosa Mendonça é natural de Santa Bárbara de Nexe e estudou em Loulé até aos 18 anos, onde reside a família. Estudou História, na Faculdade de Letras, em Coimbra e frequentou na mesma faculdade a parte curricular do Mestrado em História Contemporânea.

Comentários no Facebook