Ensemble de Flautas de Loulé celebra 23º aniversário com concerto na Igreja...

Ensemble de Flautas de Loulé celebra 23º aniversário com concerto na Igreja da Misericórdia

587
PARTILHE
ensemble
O Ensemble de Flautas de Loulé realizou em 2016 um concerto conjunto com o cantor Sérgio Godinho

A Igreja da Misericórdia de Loulé vai ser palco, no próximo dia 3 de Fevereiro, pelas 21 horas, de um concerto que visa comemorar o XXIII aniversário do Ensemble de Flautas de Loulé / Conservatório de Música de Loulé.

Este concerto contará com a presença de vários grupos do Ensemble de Flautas de Loulé, sob a direcção da professora Ana Figueiras, bem como interpretações a solo com acompanhamento de baixo contínuo. Este ano contará também com a convidada especial Anne Maillot na viola da gamba e com a presença do Consort de Flautas do Conservatório Regional do Algarve, sob a direcção da professora Filipa Oliveira.

Do reportório fazem parte canções, sonatas, danças e concertos que abrangem os períodos renascentista e barroco, em agrupamentos para consorts de flautas e solos acompanhados, de compositores bem conhecidos, como Dowland, Susato, Boismortier, Telemann, Bach, entre outros.

Ensemble de Flautas gravou até ao momento três cds

- Pub -

O Ensemble de Flautas foi constituído em Dezembro de 1994 por alunos da Escola de Música do Município de Loulé, sob orientação do professor Francisco Rosado, e esteve sob a sua direcção até 2015, altura do seu falecimento. A dar continuidade à direcção do Ensemble de flautas está, desde Outubro de 2015, a professora Ana Figueiras, no Conservatório de Música de Loulé.

O Ensemble de Flautas de Loulé tem-se apresentado em audições escolares, em igrejas – como sucedeu em Alte, Boliqueime, Loulé, Querença, Salir, Quarteira, Tavira, Lagoa – e noutros espaços culturais: Casa da Cultura e Galeria de Artes do Convento Espírito Santo, em Loulé; Museu Arqueológico Infante D. Henrique, em Faro; Escola Superior de Educação de Setúbal; Conservatório Regional do Algarve Maria Campina em Faro; Instituto Superior Afonso III, em Loulé. E ainda no concerto de alunos do I Encontro de Consorts de Flautas de Loulé, em Março 2008, e em momentos musicais integrados no Festival MED, desde 2008 e até 2017, bem como no Festival Clássica em Cacela, 2009. Esteve também em concerto no Convento dos Remédios, em, Évora e na Igreja de San Alberto, em Sevilha. Realizou em 2016 um concerto conjunto com o cantor Sérgio Godinho, no Cine-Teatro Louletano.

Gravou até ao momento três cds, com peças da Idade Média ao século XX, com o apoio da Câmara de Loulé, e tem participado em todas as edições do Encontro de Música Antiga, que anualmente se realiza neste concelho.

Facebook Comments

Comentários no Facebook