Escolas de Faro organizam concursos de cozinha e cocktails

Escolas de Faro organizam concursos de cozinha e cocktails

1182
PARTILHE
chefs-profissionais1
Os jurados serão todos chefs de cozinha e profissionais de renome da restauração e hotelaria do Algarve

A Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, vai organizar, nos dias 17, 18, 19, de Abril, o 1.º Concurso Regional de Cozinha Inter escolas; e a Escola Secundária Tomás Cabreira no dia 24 de Abril irá organizar o 9.º Concurso de Cocktails Inter escolas regional.

“Queremos premiar a inovação, criatividade, talento e empreendedorismo dos nossos futuros profissionais de hotelaria e restauração da nossa região, o Algarve, sendo uma mais valia este tipo de eventos/concursos, querendo que resulte como factor de motivação junto dos nossos jovens de hoje”, afirma André Rodrigues, professor da Escola Secundária Pinheiro e Rosa.

Assim, o concurso de cozinha será livre, em equipas de dois elementos, passando por três fases distintas. A primeira fase será o “Boot Camp” em que cada equipa levará dois pratos (salgado e doce) já pré-confeccionados tendo 30 minutos para terminar confecções e empratar as suas sugestões de iguarias no dia, sujeitando-se depois à avaliação dos jurados que serão todos chefs de cozinha e profissionais de renome da restauração e hotelaria do Algarve.

Concurso de Cocktails Inter escolas tem uma única fase

Conforme explica a organização em comunicado de imprensa, “tudo o que envolve a confecção e apresentação desses dois pratos na primeira fase é da responsabilidade da equipa, nesta primeira fase serão escolhidas as oito melhores equipas que apresentarem as oito melhores sugestões, a segunda fase é a “mystery box” sorteada com um lote de produtos e ingredientes que têm de ser obrigatoriamente utilizados pelo menos uma vez, e a equipa disponibilizará de três horas para apresentar um prato salgado e um prato doce, passando depois três equipas à final do concurso, nesta ultima fase mantendo o padrão das “mystery box” a equipa terá que criar um sugestão de Menu(entrada, prato principal e sobremesa)”.

cocktails
Alunos terão de criar um cocktail onde demonstrarão os seus conhecimentos técnicos e criativos

“Cada equipa dispõe de 15 minutos para a criação das receitas (ficha técnica) após o sorteiro das “mystery box” que deverá ser entregue ao presidente do júri do concurso antes do inicio da prova . A decoração será livre não constando da “mystery box”, bem como os pratos que serviram para empratamento das sugestões assim sendo os participantes poderão adquirir os seus produtos atempadamente sendo da sua total responsabilidade a aquisição deste”, acrescenta.

O 9.º Concurso de Cocktails Inter escolas tem uma única fase e segue a mesma linha da “mystery box” sorteada por cada concorrente onde este terá que criar um cocktail onde irá demonstrar os seus conhecimentos técnicos e criativos na apresentação de um novo cocktail.

Facebook Comments

Comentários no Facebook