HPA Saúde inaugura unidade privada de saúde mental em São Brás

HPA Saúde inaugura unidade privada de saúde mental em São Brás

222
PARTILHE

 

Internamento Psiquiatrico BELIEVE
Programa de Internamento Psiquiatrico possui várias modalidades terapêuticas

O Grupo HPA Saúde inaugura amanhã, 13 de Janeiro, uma unidade de internamento psiquiátrico na Clínica Particular SIIPEMOR, em São Brás de Alportel, localizada no 1º e 2º piso da clínica.

O Internamento Psiquiátrico Believe conta com 11 camas e destina-se a adultos em situações de depressão e de ansiedade como as perturbações obsessivo-compulsiva, pós stresse traumático, fobia social, pânico, ansiedade generalizada e/ou síndrome de burnout. Aqui poderão também ser assistidos problemas de personalidade e do comportamento, como a impulsividade, as automutilações, as intoxicações medicamentosas, as perturbações alimentares ou ainda situações de adição como o abuso de álcool e drogas.

O programa possui várias modalidades terapêuticas, individuais e em grupo, ministradas num ambiente securizante, calmo e tranquilo. Integra vários elementos de protocolos terapêuticos clássicos e recentes, actualizados num formato humanizado e inovador. Além do acompanhamento psiquiátrico e psicológico individual, decorrem sessões de psicoeducação, videoterapia, arteterapia, dançaterapia, bem como o programa hipnoterapêutico e a terapia de grupo Believe, apresentados com conteúdos originais e únicos.

Prevalência de perturbações psiquiátricas em Portugal é muito elevada

Para o Grupo HPA Saúde, “a aposta neste serviço resultou de uma reflexão estruturada, apoiada pela evidência: as perturbações psiquiátricas e os problemas relacionados com a saúde mental tornaram-se a principal causa de incapacidade e uma das principais causas de morbilidade, principalmente nos países ocidentais industrializados. A prevalência das perturbações psiquiátricas em Portugal é muito elevada, sendo aliás a segunda mais alta a nível europeu, com um valor quase igual à da Irlanda do Norte, que ocupa o primeiro lugar. Mas mesmo apesar desta constatação, a saúde mental continua a ser considerada o ‘parente pobre’ das políticas de saúde e a área onde menos se tem investido”.

A estrutura e decoração do projecto do Internamento Psiquiátrico Believe reflectem a filosofia do programa terapêutico Believe, um projecto inovador apoiado na convicção de que é possível superar o sofrimento psicológico e alcançar um estado novo de equilíbrio, mais consciente, com mais recursos aprendidos e sustentado no tempo.

No piso 0 da Clínica Particular SIIPEMOR funciona ainda um Serviço de Atendimento Médico Permanente, que conta com múltiplas especialidades médicas, medicina dentária e serviço de imagiologia. Com a aquisição do Hospital de São Gonçalo no passado mês de Dezembro, o Grupo HPA Saúde oferece uma cobertura regional total e abrangente de cuidados de saúde hospitalares e de ambulatório.