‘O Museu vai à Escola’ apresenta património histórico às crianças de Olhão

‘O Museu vai à Escola’ apresenta património histórico às crianças de Olhão

825
PARTILHE
Museu-Vai-a-Escola
Projecto visa, de forma lúdica, sensibilizar os mais pequenos para a importância do museu e do património edificado do concelho

A primeira fase do projecto desenvolvido pelo Museu Municipal de Olhão – Edifício do Compromisso Marítimo, que visa, de forma lúdica, sensibilizar os mais pequenos para a importância do museu e para o património edificado do concelho, terminou na passada sexta-feira, dia 26 de Janeiro.

A segunda edição de ‘O Museu vai à Escola’ pretende levar o museu a todas as salas do pré-escolar do ensino público, integrando o programa educativo que os responsáveis por este equipamento cultural prepararam para o ano lectivo 2017/2018, que engloba um conjunto actividades, visitas acompanhadas e projectos especiais.

História do João convida as crianças a reflectir sobre o património do concelho
Museu-Vai-a-Escola
A história do João conta às crianças a génese da cidade

A história do João, um menino que viaja no tempo, em sonhos, até aos primórdios do povoado olhanense, dá a conhecer às crianças a génese da cidade convidando-as a reflectir sobre o modo de vida dos primeiros pescadores que se instalaram em Olhão e identificar as diferenças entre o que seria a cidade à época e o quão diferente ela é nos dias de hoje.

Após ouvirem a história do João e trocarem ideias com a técnica do Museu, os mais pequenos são desafiados a colorir uma das cabanas originais de Olhão, cobertas de junco e construídas sobre a areia da praia.

Segunda fase do projecto decorre de 31 de Janeiro a 23 de Fevereiro
Museu-Vai-a-Escola
Crianças são desafiadas a colorir uma das cabanas originais de Olhão

A segunda fase do projecto ‘O Museu vai à escola’ decorre de 31 de Janeiro a 23 de Fevereiro, e culminará na exposição ‘O património edificado no concelho de Olhão’, que integrará trabalhos originais, elaborados pelas crianças a partir do que aprenderam sobre o tema. De acordo com a autarquia, “o objectivo da mostra é promover o conhecimento do património edificado do concelho e a consequente sensibilização para a conservação, protecção e valorização do património cultural”.

Os mais pequenos serão assim convidados a elaborar trabalhos de desenho, pintura, colagem, gravura, ou outras técnicas, sobre um monumento ou edifício de valor histórico ou patrimonial do concelho, sendo que o conjunto de trabalhos daí resultante será posteriormente exibido no próprio Museu Municipal, e em regime de itinerância, nas escolas.

Facebook Comments

Comentários no Facebook