Porches recebe primeira presidência aberta da Câmara de Lagoa

Porches recebe primeira presidência aberta da Câmara de Lagoa

649
PARTILHE
Presidencia Aberta1
Iniciativa enquadra-se no trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Apoio às Freguesias

A freguesia de Porches recebeu primeira presidência aberta da Câmara de Lagoa, uma iniciativa que se enquadra no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Gabinete de Apoio às Freguesias, desde o último mandato, e que, de acordo com a autarquia, “já possibilitou a resolução das mais variadas situações a nível social, urbanístico ou cultural, tendo sobretudo sido uma forma do executivo municipal se munir de levantamentos reais, que permitiram planificar e desenvolver sustentadamente o concelho nos últimos quatros anos e apresentar projectos e acções para os próximos anos”.

Entre 22 e 24 de Janeiro, a visita contou com a participação do presidente da Câmara e vereadores, do presidente da Assembleia Municipal, do respectivo pessoal de apoio e também do executivo da Junta de Freguesia de Porches, com o objectivo de todos os órgãos autárquicos eleitos, poderem possuir uma visão in loco das realidades locais.

Visita teve início na Rua Direita
Presidencia Aberta2
Executivo esteve em contacto com as populações residentes

A visita começou pela Rua Direita, onde foram abordados os problemas da sua requalificação. Segundo a autarquia, “os responsáveis tiveram ainda no casco urbano a possibilidade de conhecer as possíveis soluções para a disponibilização de zona para construção a custos controlados de forma a fixar mais pessoas na freguesia, a reabilitação de edifícios e espaços degradados com vista à criação de novas valências na Freguesia, bem como a necessidade da implantação do projecto de mobilidade urbana promovido pela autarquia”.

A qualidade de acessos, esgotos e pluviais, bem como o fornecimento de água a zonas dispersas, foram os problemas mais abordados na manhã do segundo dia que se focou nas zonais rurais, em lugares como o Carrascal, Charnequinha, Cascalheira e Sobral, sempre em contacto e ouvindo as populações residentes. Seguiu-se uma visita à extensão do centro de saúde e à escola do ensino básico e jardim de infância onde foram verificadas necessidades de requalificação de espaços, bem como, constatadas as ultimas intervenções efectuadas pelos serviços do município.

Presidencia Aberta
Iniciativa visitou a escola do ensino básico e jardim de infância da freguesia
- Pub -

Neste mesmo dia abordaram-se problemas de requalificação de áreas públicas na Senhora da Rocha, Crastos e Alporchinhos, incluindo a necessidade de melhorar os equipamentos do núcleo de pescadores da Senhora da Rocha com a requalificação de algumas das casas de apoio.

Presidência aberta terminou na Junta de Freguesia
Presidencia Aberta3
No último dia foi feita uma retrospectiva das matérias abordadas

Nas instalações da Junta de Freguesia, o último dia da visita foi dedicado à realização de uma retrospectiva e síntese das matérias abordadas, bem como dos assuntos em plano municipal como a requalificação da zona junto ao Bairro Municipal e do seu espaço de feiras, que, de acordo com a autarquia, “tão cedo quanto possível irá continuar a sua requalificação com a construção do armazém de apoio à actividade da Junta de Freguesia de Porches”.

Comentários no Facebook