Quinta do Peral celebra 10º aniversário com programa recheado de animação

Quinta do Peral celebra 10º aniversário com programa recheado de animação

870
PARTILHE
quinta peral
Milhares de visitantes já passaram pela Quinta do Peral neste dez anos de actividade

O Centro de Interpretação e Educação Ambiental “Quinta do Peral” comemora o seu 10.º aniversário este sábado, 27 de Janeiro, com um programa recheado de animação para toda a família!

As comemorações têm início pelas 14.30 horas com uma sessão especial da Hora do Conto seguida de momentos de magia. Tempo ainda para os mais jovens decorarem o bolo de aniversário da Quinta, como é já uma doce tradição, e, claro está, para se cantar os Parabéns à Quinta do Peral!

Inaugurada a 30 de Janeiro de 2008, na antiga Escola Primária do Peral, em São Brás de Alportel, a Quinta do Peral tem na sua área de aproximadamente dois mil metros quadrados uma oferta diversificada de espaços e actividades que convidam os seus visitantes a (re)descobrir os valores do campo e a colaborar nas tarefas quotidianas da vida na quinta, como por exemplo: dar de comer a animais, participar nas actividades da lavoura, nas hortas e no pomar, aprender a fazer compotas ou queijo.

Para o efeito, a Quinta do Peral conta no seu recinto com o Centro de Interpretação, a horta pedagógica, a casa do forno, as casas dos animais, o cantinho da compostagem, o parque de merendas e o parque da alfarrobeira.

- Pub -

Com actividade particularmente intensa aos sábados, mediante um programa para as famílias, a Quinta do Peral tem ainda para oferecer a possibilidade de fazer passeios de burro!

 

Desde 2009 o centro realiza anualmente projectos com as escolas

Milhares de visitantes já passaram pela Quinta do Peral neste dez anos de actividade e muitos tiveram oportunidade de conhecer, por exemplo, o xisto e o grauvaque da Serra do Caldeirão, o calcário e respectivos fósseis de amonite do Barrocal. Algumas rochas têm 380 milhões de anos! Os visitantes também ficaram a saber que o mar já banhou esta zona!

O Centro funciona ainda como o núcleo coordenador do trabalho do município na área da educação ambiental, com diversos projectos e acções.

Desde 2009, o centro realiza anualmente projectos com as escolas como “O Sobreiro e a Cortiça”, a “Água fonte de Vida” e o Projecto “O Ciclo do Pão” em que participam quatro turmas do Agrupamento José Belchior Viegas. Tem coordenado ainda o Projecto “O Zoo vem à Escola” em parceria com o Jardim Zoológico de Lisboa aproximando os alunos, inclusivamente os de educação especial, da rotina de imensas espécies animais, mediante transmissão em directo de imagens e partilha de conhecimentos e curiosidades.

A Quinta do Peral constitui também um dos polos de interesse turístico do município, atraindo centenas de visitantes e transmitindo a todos os que a visitam uma mensagem sobre a urgente necessidade de respeitar, defender e preservar o ambiente.

Mensagens que a Quinta do Peral leva muito a sério e até fora de portas com visitas às escolas do concelho levando mensagens sobre a área ambiental e, desde 2016, também à Universidade Sénior de São Brás.

Facebook Comments

Comentários no Facebook