Restaurante ‘O Constantino’ celebra 30 anos da melhor comida regional (com vídeo...

Restaurante ‘O Constantino’ celebra 30 anos da melhor comida regional (com vídeo e fotogaleria)

3032
PARTILHE

É “à entrada da serra algarvia”, em Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira, que se revelam os aromas da gastronomia serrana através dos mais variados pratos tradicionais servidos no restaurante O Constantino. Surgiu em 1987 pelas mãos de Constantino Brito e nunca mais parou de crescer e divulgar das mais variadas formas a comida regional.

Inicialmente era conhecido como ‘o ponto de encontro dos caçadores’ e a cozinha centrava-se precisamente em pratos de caça mas Constantino Brito sempre sonhou em atingir patamares mais altos e “a época da mudança”, como lhe chama, deu-se no ano 2000. Tudo aquilo que sabe sobre culinária aprendeu sozinho, através de muita leitura, mas a sua visão de negócio sempre foi muito clara. “Juntar as bases de antigamente e as técnicas da actualidade era a única maneira de atrair os clientes para o interior”, disse ao POSTAL Constantino Brito.

Galo marafado, cozido de grão e javali são os pratos mais requisitados
(foto: Domingues Valério - 2 Click Photo)
Constantino Brito promove há 30 anos os sabores serranos (foto: Domingues Valério – 2 Click Photo)

A introdução de novos pratos e especialidades na ementa foi uma aposta ganha e uma surpresa para Constantino Brito que disse ao POSTAL nunca ter imaginado atingir patamares tão elevados. Entre as muitas surpresas e especialidades da casa, é possível apreciar pratos como o ‘galo marafado’ que ganhou fama depois da participação do restaurante no programa ‘Cook Off’ da RTP, em 2015. O galo, o cozido de grão e o javali estufado, ensopado, em cataplana ou com ameixas, são os pratos mais requisitados pelos clientes que podem ainda deliciar-se com a lebre com feijão branco, a açorda de galinha, o coelho bravo à casa, a perdiz frita com alho ou a jardineira de galo.

“Marcar pela diferença” é o objectivo de Constantino Brito que ao longo destes 30 anos tem lutado em todos os campos para promover o seu restaurante e os sabores característicos que tem para oferecer. Além do programa da RTP, o restaurante participa com frequência nas mostras gastronómicas da região, onde são servidos os sabores da serra algarvia, e em vários outros programas de televisão dos diferentes canais nacionais, RTP, SIC e TVI. Todos eles foram importantes e ajudaram a promover o estabelecimento mas, para Constantino Brito, foi o programa ‘SIC ao VIVO’, gravado em Tavira, que teve mais impacto na sua vida profissional.

O trabalho de Constantino Brito é também reconhecido pela autarquia que há cerca de três anos lhe atribuiu a medalha de ‘Mérito Municipal’, distinção à qual se junta a de ‘Cozinha Tradicional do Algarve’, atribuída pela Confraria dos Gastrónomos do Algarve.

Imagem video O Constantino
CLIQUE NA IMAGEM PARA VER O VÍDEO QUE ASSINALA OS 30 ANOS DO RESTAURANTE O CONSTANTINO, da autoria de Domingues Valério (2 Click Photo)
Constantino Brito quer tornar Santa Catarina a capital do javali

Constantino Brito não pára de sonhar e o próximo objectivo é fazer de Santa Catarina da Fonte do Bispo a capital do javali. “Temos condições e vários estabelecimentos aqui para criar uma ementa específica que torne Santa Catarina na capital do javali. Era importante apostar nisto para promover os restaurantes da freguesia e até mesmo a própria freguesia”, disse ao POSTAL Constantino Brito.

Para já, O Constantino oferece aos clientes preços acessíveis e “um ambiente familiar para que todos se sintam em casa”. Entre São Brás de Alportel e Tavira, a cerca de cinco quilómetros da Via do Infante, Constantino Brito aguarda a sua visita entre as 11.30 e as 23 horas, nos Montes e Lagares, em Santa Catarina da Fonte do Bispo. O Constantino encerra à segunda-feira e pode ser contactado através do telefone 281 971 217.

Ideia da candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Imaterial da UNESCO surgiu neste restaurante
Cafe Restaurante O Constantino (3)
O Constantino oferece produtos regionais e locais, respeitando a sazonalidade, um dos ideais da Dieta Mediterrânica

O vereador da Câmara de Tavira, José Guerreiro, revelou ao POSTAL que numa das mesas do restaurante O Constantino foi gravado o video da candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Imaterial da UNESCO.

Uma escolha que, como disse ao POSTAL Luís Nunes, vice grão-mestre para o Desenvolvimento da Confraria dos Gastrónomos do Algarve e um dos responsáveis pela candidatura, recaiu sobre O Constantino porque “é um restaurante do interior, com pratos característicos, que oferece uma panóplia de produtos regionais e locais, respeitando a sazonalidade, ou seja, oferece sempre os produtos característicos da época. E esse é um dos ideais defendidos pela Dieta Mediterrânica”.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Comentários no Facebook