Youtubers algarvios conquistam a era digital (com vídeos)

Youtubers algarvios conquistam a era digital (com vídeos)

1039
PARTILHE
youtubers algarvios conquistam a era digital
A paródia ‘Curatudo’ é o mais recente vídeo do canal dos algarvios. CLIQUE NA IMAGEM PARA VER O VÍDEO

“As Cuecas de Zorro” é um canal do Youtube de dois algarvios, naturais de Vale Judeu, Loulé, que surgiu de uma brincadeira entre amigos e tem vindo a crescer mais activamente desde Outubro do ano passado, contando já com 26 vídeos que somam um total de 12 mil visualizações. Môce dum Cabréste é o mais famoso youtuber algarvio mas outros projectos começam a surgir e a ganhar forma com muita vontade de atingir patamares mais elevados.

Os algarvios quiseram fazer renascer o canal “Desempacotando” que um deles já tinha criado, e o nome surgiu por mero acaso, disse ao POSTAL Romeu Caliço, o principal actor dos vídeos, correspondendo ao nome de um e-mail que Luís Mendes tinha quando frequentavam a escola: ascuecasdezorro.

Luís Mendes é mentor, argumentista, editor e produtor do canal

Luís Mendes é o mentor deste projecto que pretende “fazer coisas diferentes e com alguma piada, sempre com inspiração algarvia”, disse Romeu Caliço. Luís Mendes possui uma empresa de audiovisuais e por isso assume também os papéis de argumentista, editor e produtor dos vídeos onde muitas vezes aparecem apenas os dois “porque as pessoas estão muito ocupadas ou não querem aparecer”. Apesar da dificuldade em conjugar horários, Romeu Caliço afirma conseguir juntar “um grupo de quatro ou cinco pessoas que aparecem em alguns vídeos”.

youtubers algarvios conquistam a era digital2
‘As Cuecas De Zorro’ é um canal algarvio dedicado a várias temáticas da actualidade internacional

O canal está dividido por quatro rubricas onde a inspiração algarvia se apresenta no seu melhor: “Cozinhando com”, “Sabia que”, “Desempacotando” e “Marcha-Atrás”. Esta última é composta por paródias ao programa televisivo “Top Gear”, sobre veículos automotores, e é aquela que mais gostam de gravar porque ambos são espectadores assíduos do programa. Curiosamente, o vídeo de paródia com mais visualizações, que ultrapassa as 1.500, corresponde precisamente ao primeiro vídeo da rubrica “Marcha-Atrás”, intitulado de “Fiat Seicento”, onde os algarvios apresentam “o recente Fiat Seicento Sporting”.

Paródias e videoclips são as principais apostas dos algarvios

As cuecas de zorro
CLIQUE NA IMAGEM PARA VER O VÍDEO ‘MEIAS DE NATAL (PARÓDIA DE NATAL)’

O projecto tem vindo a crescer e os algarvios já expandiram horizontes com a gravação do videoclip da música “Mete Mais Tabaco”, da banda “Dois Contigo”, composto por Luís Mendes e César Luís, que também colabora em alguns vídeos para o canal. Cláudio e Delano Roque são os responsáveis pelas letras das músicas da banda “Dois Contigo”.

A aposta nos videoclips é para continuar, garantiu ao POSTAL Romeu Caliço, e “até já temos mais duas músicas escritas mas estes projectos demoram sempre algum tempo a concretizar. Começámos a fazer vídeos desde muito cedo, com 11 anos, e queremos continuar a faze-lo marcando pela diferença e dando destaque às paródias e aos videoclips”.

as cuecas de zorro
CLIQUE NA IMAGEM PARA VER O VÍDEO DA MÚSICA ‘METE MAIS TABACO’ DA BANDA DOIS CONTIGO

“As Cuecas de Zorro” conta neste momento com cerca de 200 subscritores mas a vontade de crescer é muita e os dois algarvios até já têm um truque na manga para fazer subir audiências. Romeu Caliço revelou ao jornal POSTAL DO ALGARVE que ambos querem encontrar os vídeos que fizeram em criança para publicar no canal porque “de certeza que seria um êxito”.

Dez portugueses com mais seguidores do Youtube somam 20 milhões de subscritores

AS CUECAS DE ZORRO
Youtubers portugueses têm vindo a conquistar audiências

Novos, ricos e famosos é esta a realidade de muitos dos jovens da actualidade que conquistam o sucesso através do número de visualizações dos vídeos que colocam online. Ser youtuber é já uma profissão desejada por muitos que ambicionam ganhar dinheiro aliando a diversão à vida profissional.

Os youtubers portugueses têm vindo a conquistar audiências, tornando-se grandes influenciadores das novas gerações que os seguem regularmente nas redes sociais. Juntos, os dez portugueses com mais seguidores do Youtube somam um total de 20 milhões de subscritores e podem facturar anualmente cerca de 3,8 milhões de euros, de acordo com a Social Blade, uma empresa de análise de dados. Sirkazzio (Anthony Sousa) lidera o Top 10 em número de subscritores, que ultrapassa os cinco milhões (5.007.796) e de visualizações (com 968.042.852), mas Wuant (Paulo Borges) é actualmente o youtuber português que mais factura, podendo ganhar até 1,2 milhões de euros por ano.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)