Web Summit é inspiração do Carnaval de Loulé

Web Summit é inspiração do Carnaval de Loulé

1103
PARTILHE
carnaval de loule
Carnaval de Loulé retoma a tradição e volta a encher de animação as ruas da cidade durante três dias

O Carnaval de Loulé volta a encher de animação a Avenida José da Costa Mealha, nos próximos dias 11, 12 e 13 de Fevereiro, retomando a tradição. Inspirado, como sempre, nos acontecimentos que marcaram o país e o mundo, a Web Summit dá este ano o mote para três dias de folia, numa alusão à cimeira mundial dedicada à tecnologia e empreendedorismo que decorreu nos dois últimos anos em Lisboa.

O tema serve de base à imaginação e criatividade na construção dos fatos e dos carros alegóricos, mas Carlos Carmo, vereador da Câmara de Loulé com o pelouro dos Eventos, disse ao POSTAL que também continua a ser destaque “a sátira política, social e desportiva”. Centenas de figurantes vão assim encarnar as personalidades que se destacaram nos últimos tempos, como é o caso de Cristiano Ronaldo que, ano após ano, tem sido um dos reis da festa louletana e volta agora a sentar-se no trono, num carro dedicado ao Mundial de Futebol que este ano decorre na Rússia, com Vladimir Putin a dar as boas-vindas. A geringonça também se prepara para embarcar num animado cruzeiro e, na política internacional, Mário Centeno junta-se a Angela Merkhel num carro dedicado às finanças da União Europeia.

Investimento total ronda os 300 mil euros

À semelhança dos anos anteriores, o investimento total para este “Carnaval Summit de Loulé” ronda os 300 mil euros, “um valor que se tem mantido estável também fruto do reaproveitamento e reciclagem que temos feito, por exemplo ao nível da cenografia”, esclareceu Carlos Carmo. Todos os anos a Câmara de Loulé disponibiliza ao público parte do seu espólio de trajes e acessórios de Carnaval que fizeram parte das várias edições do corso louletano e, este ano, a Loja do Carnaval de Loulé está aberta até 12 de Fevereiro, na Praça da República, na antiga Sapataria Floro, em frente ao Café Calcinha.

- Pub -

A autarquia espera entre 80 a 100 mil pessoas em Loulé, para assistir ao espectáculo ao vivo do Grupo Musical “Balança Brasil”, no recinto do sambódromo louletano, e ver desfilar os 14 carros alegóricos, as cinco escolas de samba e os dez grupos de animação. O programa é variado e arranca logo na manhã desra sexta-feira, dia 9, com o desfile infantil que reúne as crianças dos jardins-de-infância e 1º ciclo do concelho. Na noite de segunda-feira, dia 12, acontece no Palácio do NERA o Baile de Gala, também ele inspirado na estética da Web Summit.

Fernando Semião é o homenageado deste ano

Este ano o Carnaval de Loulé homenageia mais uma das figuras que contribuíram para engradecer a sua história: Fernando Semião, um folião que, ano após ano, teve uma presença marcante neste desfile com a sua inconfundível carroça. Depois de Júlio Guerreiro Cachola, Inácio Nunes Favas, José Baptista, Professor Duarte e Luís Furtado, é a vez deste folião ser recordado durante o desfile.

Com mais de um século de história, o Carnaval de Loulé é já uma tradição bastante enraizada que faz parte do principal cartaz do Algarve durante a época baixa do turismo. O desfile arranca às 15 horas de segunda-feira e o preço das entradas (dois euros) vai reverter a favor de causas solidárias e associações do concelho que colaboram no Carnaval.

Hoje à noite, a partir das 19.30 horas, em parceria com o grupo “Corridas à 6ª Feira”, a Câmara organiza mais uma edição da tradicional corrida dos mascarados, com um percurso citadino com cerca de dez quilómetros e partida marcada para a Praça da República.

(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook