Bombeiros Municipais de Tavira celebram 130 anos ao serviço da população

Bombeiros Municipais de Tavira celebram 130 anos ao serviço da população

744
PARTILHE
bombeiros_arquivo
Corporação tem ao seu dispor 40 bombeiros profissionais e 10 bombeiros voluntários (Foto: DR)

Os Bombeiros Municipais de Tavira celebram na próxima quarta-feira, 21 de Março, o seu 130º aniversário.

O programa prevê, pelas 10.30 horas, o desfile de 16 viaturas do Corpo de Bombeiros por 13 artérias da cidade, assim como a cerimónia comemorativa, a partir das 12 horas, no Quartel. Esta conta com a presença de várias entidades, nomeadamente, do presidente da Câmara, Jorge Botelho, do comandante do Corpo de Bombeiros, Miguel Silva, e do comandante Operacional Distrital de Faro da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Vítor Vaz Pinto.

Actualmente, os Bombeiros Municipais de Tavira, para além do comandante e 2.º comandante, tem ao seu dispor 40 bombeiros profissionais, 10 bombeiros voluntários, três operadores de comunicações e um administrativo.

Corporação é uma referência no socorro da região algarvia

- Pub -

Em 1888, foi aprovado, pelo Governo Civil de Faro, a Associação dos Bombeiros Voluntários de Tavira, a qual assumiu novos estatutos, em 1903, passando a denominar-se por ABVT – “Salvação Pública de Tavira”. Em 1907, os Bombeiros adquiriram o edifício da antiga Igreja de São João da Corredoura e nele se fixaram até 1973, ano em que transitaram para as atuais instalações no Alto do Cano.

Em 1922, a Câmara Municipal deliberou criar o Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira, transitando todo o património da extinta associação para a autarquia.

O crescimento no saber e na ajuda à população foi evoluindo, tornando-se esta Corporação uma referência no socorro da região algarvia.

Desde 2005 que o Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira é comandado por Miguel Silva e coadjuvado, recentemente, pelo seu 2º. comandante Nuno Gonçalves.

Comentários no Facebook