Castro Marim registou a temperatura mais elevada de Portugal

Castro Marim registou a temperatura mais elevada de Portugal

759
PARTILHE
Segundo as previsões do IPMA, no sábado vai registar-se uma melhoria significativa do estado do tempo
Recorde-se que no final do mês de Fevereiro mantinha-se a situação de seca meteorológica em quase todo o território

No mês de Fevereiro, os dois concelhos que registaram a maior temperatura em Portugal foram Castro Marim e Alcácer do Sal. Foi no dia 20 com a temperatura máxima a atingir os 22.4 ºC.

Já a temperatura mínima foi de -8.6 ºC registada no dia 24 na antiga freguesia de Lamas de Mouro do concelho de Melgaço, que possui pouco mais de cem habitantes.

O mês de Fevereiro de 2018 foi muito frio e seco

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o valor médio da temperatura média do ar em Fevereiro, 8.56 °C, foi inferior ao normal em -1.42 °C, sendo o 3º valor mais baixo desde 2000. Valores da temperatura média inferiores aos deste mês ocorreram em cerca de 20% dos anos, desde 1931.

O valor médio da temperatura mínima do ar, 3.15 °C, foi inferior ao normal em -2.42 °C, sendo o 9º valor mais baixo desde 1931 e o 3º mais baixo desde 2000. O valor médio da temperatura máxima do ar,13.96°C, foi inferior ao normal em -0.42 °C.

- Pub -

Durante o mês, os valores de temperatura média do ar apresentaram valores muito inferiores ao normal na 1ª quinzena do mês, em particular entre os dias 2 e 9 de Fevereiro. Neste período é de realçar os valores diários de temperatura mínima também muito inferiores ao normal, sendo nos dias 6 a 8 inferiores a 0°C.

Também no dia 24 de Fevereiro, o valor médio da temperatura mínima do ar foi inferior a 0 °C. Foram ultrapassados os maiores valores da temperatura mínima para o mês de Fevereiro nas estações de Covilhã, Aldeia do Souto, Zambujeira e Amareleja.

Em Fevereiro, o valor médio da quantidade de precipitação, 65.6 mm, foi cerca de 65 % do normal, classificando-se este mês como seco. Nos últimos 30 anos, apenas em 8 anos o valor médio da quantidade de precipitação em Fevereiro foi superior ao valor normal (1971-2000).

Resumo de Fevereiro de 2018 das temperaturas, precipitações e intensidade máxima do vento em Portugal, segundo o IPMA.
Resumo de Fevereiro de 2018 das temperaturas, precipitações e intensidade máxima do vento em Portugal, segundo o IPMA

Foi o 11º mês consecutivo com valores de precipitação mensal inferiores ao normal

De acordo com o índice meteorológico de seca PDSI, no final do mês de Fevereiro mantinha-se a situação de seca meteorológica em quase todo o território, verificando-se apenas em relação a 15 de Fevereiro uma diminuição da área em seca extrema.

No final deste mês cerca de 84% do território estava em seca severa e extrema (83% em seca severa e 1% em seca extrema), situação que melhorou substancialmente com a chuva do presente mês de Março, sobretudo a norte do sul do Tejo.

Facebook Comments

Comentários no Facebook