César Prata e Sara Vidal levam ‘Cantos da Quaresma’ à Igreja Matriz...

César Prata e Sara Vidal levam ‘Cantos da Quaresma’ à Igreja Matriz de Monchique

869
PARTILHE
igrejamatriz monchique
Álbum ‘Cantos da Quaresma’ resulta de um trabalho de investigação e recolha de canções (Foto: DR)

A Igreja Matriz de Monchique acolhe, no próximo sábado, 31 de Março, às 16 horas, o concerto e CD “Cantos da Quaresma”, integrado na programação da Semana Santa.

Em 2017, os músicos César Prata e Sara Vidal estrearam o espectáculo “Cantos da Quaresma”, em palco, e este ano foi a vez da edição discográfica, que tem recolhido críticas muito positivas na imprensa nacional, sob o selo da Sons Vadios – Cooperativa Cultural, CRL.

semana_santa_2018
A programação da Semana Santa em Monchique

A Quaresma representa na tradição musical portuguesa um período de sublimação. Saídos da folia do Entrudo, seguem-se 40 dias de abstinência e reflexão. Ausentes os bailes, calados os instrumentos musicais e até o toque dos sinos, a música tradicional portuguesa incorporou a religiosidade profunda da época quaresmal, geradora de formatos musicais essencialmente vocais, pungentes e profundamente belos: encomendações das almas, martírios, loas, alvíssaras.

A partir de recolhas de várias zonas do país, César Prata e Sara Vidal desprendem o canto do compasso do rito religioso e convertem-no a uma musicalidade mais ampla, com novas sonoridades melódicas e instrumentais, pouco usuais na prática popular. O resultado final é o equilíbrio entre o respeito pelo legado da tradição e o atrevimento do perpetuar da reinvenção.

Facebook Comments

Comentários no Facebook